LutasMais EsportesPrincipais

Vencendo a obesidade através do Jiu Jitsu

Uma história de superação e garra que fez o lutador, Jair Honorato perde 55kg em três anos

Tudo começou no natal de 2014 quando Jair Honorato, que na época tinha 27 anos ganhou da esposa umas camisas extra grandes e nenhuma serviu. Jair pesava 144 kg e estava no nível III de obesidade mórbida. Mal consegui amarar os cadarços do tênis.

Foi aí que um amigo, lutador de jiu jitsu incentivou Jair a usar a luta contra a obesidade. “Quando comecei a treinar estava com hipertensão e extremo desgaste físico devido ao sobrepeso. Precisava dar o primeiro passo para reverter uma situação que já estava atingindo minha saúde”, conta Jair.

As primeiras aulas foram um desastre, devido a sua estrutura física, mas o incentivo do mestre Cláudio Márcio Menezes, o Careca e toda equipe da Cei Jiu Jitsu, foram de suma importância para ele prosseguisse com seus objetivos. “O Jair chegou na academia com um nível alto de obesidade e com a ideia de fazer cirurgia bariátrica. Sentei com ele e expliquei que treinando Jiu Jitsu e melhorando a alimentação gradativamente ele poderia adquirir uma qualidade de vida e o peso ideal, sem a necessidade de cirurgia. Ele me ouviu e de lá para cá, além de perder peso tornou-se um excelente lutador que atualmente está na faixa roxa, mas que não irá demorar receber a merecida faixa preta”, conta Cláudio Careca.

Após o primeiro mês de treinamento, os resultados começaram a aparecer e Jair perdeu 10kg. O lutador lembra que o primeiro resultado foi um divisor de águas em sua vida. “Perder 10kg em um mês me deu motivação para continuar treinando e usando a luta a meu favor. Organizei meus horários e comecei uma dieta, tudo de acordo com o indicado pelo treinador”, explica Jair.

Com três meses de treino veio a vontade de competir, Jair teve o apoio de seu mestre e foi campeão Brasiliense de JiuJitsu na categoria acima 100,500 kg, em 2015. Após esta competição o lutador sentiu dores forte no joelho e após exames foi diagnosticado um tumor no joelho direito. Após a cirurgia foi realizado uma biopsia onde ficou constatado que era um nódulo de gordura que se alojou atrás da patela, por causa sobrepeso e sedentarismo.

De lá para cá Jair não parou mais e hoje coleciona títulos como a, Seletiva em Abu Dhabi, Bicampeão Brasiliense, Campeão da Copa Sparta, Campeão Centro Oeste e muitos outros, além de seguir lutando e garantindo ótimos resultados.

Foram 55kg perdido com ajuda de uma reeducação alimentar e principalmente através do jiu-jitsu que hoje é uma de suas grandes paixões. “Hoje eu posso dizer que tenho qualidade de vida que conquistei através do jiu-jitsu, um esporte que me devolveu a saúde e principalmente a vontade de vencer, afirma o lutador.

 

 

 

 

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Close