Cidades

Começa nesta sexta-feira a 19ª Festa do Morango

Foto: (Mary Leal/GDF)
Foto: Mary Leal/GDF
Shows, concursos e exposição agrícola marcam o evento deste ano em Brazlândia.

Começa nesta sexta-feira (29) a 19ª edição da Festa do Morango, em Brazlândia. Serão dois finais de semana de eventos, com apresentações musicais, palestras, parque de diversões, exposições agrícolas e muitos produtos derivados do fruto. Segundo a organização do evento, a expectativa de público são 500 mil pessoas nos seis dias de festa.

No primeiro final de semana de programação, o público poderá assistir a shows de Cleber e Cauan, Gino e Geno e Daniel Duran. Para as crianças, além do parque de diversões, haverá exposição de pequenos animais.

Um dos locais com maior concentração de produtos com morango é a Morangolândia, um espaço coberto com quase 2 mil metros. “No local haverá 39 expositores, entre produtores de morangos e de seus derivados”, detalhou o organizador do evento, Shoji Saiki, citando, ainda, que tortas, sucos e licores são os itens de maior preferência do público.

O produtor José Santos de Sousa, 51 anos, é um dos participantes da Festa do Morango. “A festa é boa para escoar a produção, que nesta época do ano é grande. Colhemos todos os dias”, destacou. Ele está colhendo, atualmente, morangos de 40 mil pés, e na segunda quinzena de setembro irá colher mais 45 mil pés.

Ainda na Morangolândia, o público terá a oportunidade de conhecer um pouco da história de Brazlândia. A administração regional montou um estande com mais de 40 fotos da cidade mais antiga do DF, que este ano completou 81 anos.

EXPOSIÇÃO AGRÍCOLA- Simultaneamente à Festa do Morango, acontecerá, também, a 25ª Exposição Agrícola de Brazlândia. A abertura será às 19h do dia 5 de setembro e, em seguida, será realizado o concurso para escolher a Rainha do Morango 2014.

Entre os shows do final de semana, haverá as apresentações das duplas Stefano e Santiago, e Cleber e Cauan. Nos dias 6 e 7 de setembro terá exposição de produtos agrícolas produzidos por cerca de 250 produtores da região.

Além de levar muita gente para a cidade enquanto evento cultural, a Festa do Morango também movimenta a economia de Brazlândia.

“Temos a menor taxa de inadimplência do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) do DF e já percebemos que sempre depois da Festa do Morango os produtores conseguem quitar seus empréstimos”, frisou o diretor de Desenvolvimento Econômico da Administração Regional de Brazlândia, Fábio Yukishigue.

Ele observa, também, que a festa é um termômetro para medir a satisfação do consumidor quanto aos morangos produzidos na cidade. “Com isso, há uma evolução em novas variedades, para satisfazer o consumidor, com investimentos em tecnologia”, finalizou.

SERVIÇO:

Festa do Morango de Brasília

Sede da Associação Rural e Cultural Alexandre Gusmão – ARCAG

Localização – km 27 da DF-180, estrada que liga Taguatinga a Brazlândia.

Dias: de 29 a 31 de agosto de 2014

de 5 a 7 de setembro de 2014

Programação da Festa do Morango
Programação da Festa do Morango

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *