Fonte: Secretaria de Esporte e Lazer do DF
Morador da Asa Norte, o senhor Manoel Pereira de Souza, 58 anos, frequenta o Parque Olhos d’ Água diariamente. Entre uma corrida e caminhada, o servidor público aposentado pratica atividade física como forma de prevenção de problemas cardíacos, já que é operado do coração. Ele comemorou a reabertura do parque, que ficou quase dois meses e meio fechado.
“Eu caminho todo dia aqui no Olhos d’ Água, quando não ando pelo manhã eu venho no fim da tarde. É muito bom poder voltar a caminhar aqui. Neste período que o parque ficou fechado, fiz as caminhadas no calçadão, mas aqui tem sombra e a gente consegue manter uma distância maior entre os outros usuários. Dá mais segurança caminhar por aqui”, comentou.
No outro canto do Plano Piloto, Ironete Castro, 59 anos, levantou cedinho para caminhar com o cachorro no Parque da Cidade Dona Sara Kubitschek. A comerciante costuma fazer uma caminhada diariamente. Ela reclama que durante o período que o parque ficou fechado, engordou quatro quilos.
“Eu estava controlando a alimentação. Não estava comendo muito. Mesmo assim só de parar de fazer atividade física engordei. Hoje fiz questão de acordar às 6 horas da manhã para fazer minha caminhada. Eu sempre dou a volta completa de 10 quilômetros”, disse.
Na manhã desta quarta-feira, 18 parques do Distrito Federal foram reabertos. A medida faz parte do cronograma da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) para o retorno das atividades físicas na Capital Federal. As ações ocorrem de acordo com o levantamento realizado pela Casa Civil para a abertura gradativa das atividades do DF.
Os parques voltam a funcionar de maneira restrita, e nesta primeira etapa, os usuários devem respeitar os protocolos de saúde e segurança. Voluntários da Secretaria de Esporte estão nos parques orientando à população.
“Nós temos no mínimo três funcionários da Secretaria nos parques e mais os voluntários para passar as informações para os frequentadores. Depende do fluxo de pessoas. No Parque da Cidade tem cerca de 17 voluntários. Vamos monitorar diariamente a frequência de cada parque para saber a necessidade de ampliar o números de voluntários”, destacou a secretária de Esporte e Lazer, Celina Leão.
“Os voluntários receberam um treinamento da Secretaria. Eles vão fazer a orientação do distanciamento entre as pessoas, farão controle do uso de máscara facial. Também vão fiscalizar os equipamentos de ginásticas, bebedouros e banheiros, que neste período não podem ser utilizados”, completou a secretária.
Os parques do DF ficarão abertos das 6h às 21h, os equipamentos esportivos, os parques infantis permanecem fechados. Também não é permitido acampamento e piquenique. Para evitar a contaminação da Covid-19, bebedouros e banheiros permanecem fechados. É recomendado que o usuário leve sua garrafinha d’água e não compartilhe com outra pessoa.
Retorno das atividades esportivas
A Secretaria de Esporte e Lazer estuda um cronograma para as demais modalidades esportivas. O objetivo é manter a população ativa, garantindo a saúde dos esportistas, como destacou a secretária.
“Agora a população do DF pode caminhar, correr, pedalar, andar de bicicleta e skate nos parques, mas já estamos conversando com os educadores físicos. E para cada atividade tem um tipo de protocolo. Tem protocolo de saúde para os personal trainers, tem protocolo para a canoagem e esportes náuticos, e tudo está sendo analisado individualmente. Nós estamos falando de saúde e discutindo esta reabertura com muito cuidado. A liberação das atividades precisa ser gradual para garantir a segurança da população”.