Programa visa formar novos talentos e também promover a inclusão social por meio do esporte
O Centro Olímpico do Gama já começou a incentivar novos talentos. Por meio do Programa Futuro Campeão, cerca de 35 crianças com faixa etária entre 7 e 9 anos já sonham com a chance de disputar uma medalha olímpica na modalidade de saltos ornamentais.
O Programa vigora desde o início de janeiro com aulas a cada segunda, quarta e sexta-feira. Os alunos matriculados foram escolhidos a partir da seletiva que ocorreu em dezembro de 2012.
O projeto faz parte dos programas que são desenvolvidos nos Centros Olímpicos e oportunizou a contratação de treinadores especializados. É o caso do professor Gabriel Serra, treinador da modalidade. Ele foi técnico auxiliar dos atletas César Castro e Hugo Parisi e em 2012 assumiu a equipe infantil de saltos ornamentais do Colégio Presbiteriano Mackenzie.
Para Gabriel, a iniciativa de implementação do programa nos Centros Olímpicos pela Secretaria de Esporte visa a levar o esporte de rendimento e a descobrir novos talentos nas regiões mais carentes do DF. “Geralmente tudo se concentra no Plano Piloto e agora com os Centros Olímpicos o acesso desses jovens está sendo facilitado. Além do apoio com as passagens que é fundamental para incentivar a ida aos treinos”, disse.
O desejo de ser campeã já manifesta na aluna Julia Melo de 8 anos. “Me dá um frio na barriga porque parece que estou voando”, disse.
O projeto visa não só descobrir talentos como também promover a inclusão social do cidadão independentemente de sua classe social. “A responsabilidade de viabilizar a inclusão social é do poder público do Estado, e deve ocorrer a partir de ações governamentais essenciais para o desenvolvimento da cidadania”, avalia o secretário de Esporte, Julio Ribeiro.
Basquete faz sucesso entre as crianças de Santa Maria
O Centro Olímpico de Santa Maria também já conta com o seu time de futuros campeões. Por meio do Programa Futuro Campeão lançado pela Secretaria de Esporte e que visa o incentivo à busca de novos talentos esportivos, cerca de 45 jovens estão matriculados na modalidade de basquete. Assim como ocorreu com os alunos do Gama, todos foram escolhidos a partir da seletiva que ocorreu em dezembro de 2012.
Incentivo
Como o objetivo do programa é dar a oportunidade aos jovens de se tornarem futuros campeões, a Secretaria de Esporte oferece também, equipamentos esportivos, vale-transporte e lanches aos atletas selecionados.
Para o secretário de Esporte, Julio Ribeiro, o projeto significa um marco no esporte para o Distrito Federal. “Além de formar jovens atletas que estejam aptos a representar nossa cidade em competições locais, nacionais e internacionais, o projeto dará a chance aos nossos atletas de se tornarem medalhistas olímpicos”, avalia.
O aluno, Diego Matos, de 13 anos já a vê chance de disputar medalhas nas Olimpíadas de 2020. “Quero ter um quarto cheio de medalhas e de preferência todas de 1º lugar”, comemora o jovem, que será um campeão no esporte.