Corrida de Reis terá edição histórica com 20 mil vagas; inscrições já estão abertas

0
14

Modalidade adulta está marcada para o dia 31 de janeiro, e a mirim será dia 24

O Governo do Distrito Federal (GDF) apresentou, nesta sexta-feira (9), os detalhes da 53ª edição da Corrida de Reis, uma das provas de rua mais tradicionais do país. Em 2026, o evento gratuito alcança um marco histórico e se torna a maior edição de todos os tempos, com 20 mil vagas para atletas amadores e profissionais. As inscrições serão pela plataforma digital Brasil Corrida e serão abertas na próxima segunda-feira (12) para crianças, dia 14 de janeiro para PcD e em 16 de janeiro para adultos.

As informações foram divulgadas durante evento no Salão Nobre do Palácio do Buriti. Na ocasião, foi detalhado o percurso, o esquema de segurança, a estrutura e a logística para atletas e público, o impacto no trânsito e o calendário de abertura das inscrições.

A governadora em exercício do DF, Celina Leão, destacou a importância da Corrida de Reis como incentivo à prática esportiva, à saúde e à inclusão. “Essa corrida será a maior da história, na parte da inclusão também, porque vamos garantir vaga para todos os nossos PcD que quiserem ir conosco. É uma corrida tradicional no Distrito Federal e representa muito do que é a democracia e o esporte, nivelando todo mundo e fazendo uma unidade”, declarou.

Cronograma e vagas

A edição de 2026 terá 17 mil vagas para adultos e 3 mil para crianças. A prova principal será no dia 31 de janeiro, com largada no Palácio do Buriti e chegada no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson, nas distâncias de 6 km e 10 km. Ao final do evento, um show está programado para quem quiser comemorar. Já a Corrida Mirim será realizada no dia 24 de janeiro, no Parque da Cidade.

“A cada ano a corrida fica maior. A prática transforma a saúde e a vida das pessoas, nos dá uma condição melhor também de saúde mental, que é um dos grandes temas deste século”, acrescentou Celina Leão.

Inscrições e entrega dos kits

As inscrições serão abertas por lotes, pela plataforma Brasil Corrida. A separação por etapas evita a sobrecarga do sistema. Confira, a seguir a data de abertura de cada lote:

  • Mirim: 12/1, às 19h – 3 mil vagas;
  • PcD: 14/1, às 19h – 300 vagas;
  • Adulto (1º lote): 16/1, às 19h – 8.500 vagas;
  • Adulto (2º lote): 19/1, às 19h – 8.200 vagas.

A entrega dos kits adulto será realizada de 27 a 30 de janeiro, das 9h às 19h, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Já os kits da Corrida Mirim serão entregues nos dias 20 e 21 de janeiro, no mesmo local e horário. Mais informações estão disponíveis no site da Secretaria de Esporte e Lazer.

Percurso e segurança

O percurso será nas vias N1 e S1, abrangendo o Eixo Monumental e a Esplanada dos Ministérios, com interdições a partir das 14h, com planejamento para minimizar impactos no trânsito. O secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira, ressaltou que a Corrida de Reis abre o calendário esportivo da capital e que a organização do evento começou há cerca de sete meses.

“O investimento vem aumentando e, consequentemente, o número de inscritos também. É uma corrida com todos esses pontos turísticos e ingredientes que Brasília fornece. Não temos dúvida de que, mais uma vez, será um grande show desde a concentração até a chegada. É um evento que promove qualidade de vida, com histórias bonitas que a gente ouve de pessoas que se conheceram lá e hoje são casadas; ou pessoas que foram curadas fisicamente ou emocionalmente através da modalidade. Então, é mais do que esporte”, observou.

Em relação à segurança, o subsecretário de operações integradas, coronel Carlos Melo, relatou que haverá reforço do policiamento nas áreas estratégicas, além da integração de órgãos para a organização do evento. “Vamos contar com um bloqueio parcial das vias. Às 16h, toda a região central e do Eixo Monumental estarão interditadas para que a corrida possa ser iniciada dentro do horário previsto. E, à medida que os atletas forem passando por esses percursos, a estrutura de trânsito coordenada pela Polícia Militar, pelo Departamento de Trânsito e também pelo Departamento de Estradas de Rodagem vai ser liberada para que isso amenize o impacto que a gente vai ter na circulação da cidade”, afirmou.

Tradição

Criado em corridas de rua e com um amor pelo esporte desde cedo, o medalhista olímpico Caio Bonfim falou sobre o impacto da Corrida de Reis na cultura esportiva da capital. “Minha mãe foi corredora antes de ser marchadora. Meu pai é treinador. Fui na Corrida de Reis à noite, já fiz ela marchando. Trazer os filhos agora é muito legal. Então, acho que isso faz parte da cultura do brasiliense que gosta de correr. Brasília todo final de semana tem uma corrida e a principal é a de Reis, então vai ser uma grande festa.”

O presidente da Federação de Atletismo do DF, Marcelo Pereira, destacou a tradição da prova e a importância para atletas de diferentes níveis: “Reúne atletas do Brasil todo e até internacionais, uma corrida simbólica que agrega todos os talentos e traz a possibilidade de os atletas participarem a nível nacional e internacional. É um evento que sempre traz benefícios ao atletismo, ao esporte e a comunidade de Brasília.”

Artigo anteriorAutódromo Internacional de Brasília será palco da Corrida do Milhão da Stock Car 2026
Próximo artigoAcademia Buriti amplia impacto positivo na saúde dos servidores do GDF
Viver Sports
A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site