A Uefa enviou uma carta à Fifa pedindo respostas até 2 de novembro sobre a presidência de Gianni Infantino, incluindo questões ligadas ao projeto Fifa Forward Enterprise (FFE) e ao Prêmio da Paz da Fifa. A entidade que rege o futebol europeu lidera os pedidos de renúncia desde que Infantino propôs o FFE, já abandonado, que criaria uma empresa para administrar os interesses comerciais das competições da Fifa, como a Copa do Mundo, com a venda de fatia minoritária a investidores privados.
Aos 56 anos e candidato à reeleição em março de 2027, Infantino pediu desculpas ao Conselho da Fifa na semana passada e solicitou que os integrantes enviassem perguntas por escrito, para que fossem respondidas na reunião de 16 de dezembro. A Uefa, porém, quer respostas antes: na segunda-feira (19), o secretário-geral Theodore Theodoridis pediu ao homólogo da Fifa, Mattias Grafstrom, resposta a 42 perguntas, em 12 temas.
“Essas perguntas exigem respostas agora. Elas não podem ser adiadas até a próxima reunião do Conselho da Fifa”, escreveu Theodoridis.
Um porta-voz da Fifa disse na terça-feira (20) que os regulamentos de governança tornam confidenciais as reuniões e a documentação do Conselho e que a entidade pretende responder aos membros, sem comentar comunicações internas com a imprensa. O prazo para candidaturas à presidência termina em 18 de novembro.
Foto: © Reuters/Kacper Pempel | Fonte: Agência Brasil



















