Piloto chegou em 4º e não pode mais ser alcançado. No Principal, Mariana Serafim não teve um dia feliz e a disputa ficou para a última etapa
Gustavo Dutra
Especial para o Viver Sports
Sábado (29) foi realizada a penúltima etapa do NTSEC Tecnokart no Kartódromo Ferrari Kart, o que poderia ser decisiva tanto para o grupo secundário quanto para o principal.
A expectativa no grupo principal era pelo título de Mariana Serafim, que tinha uma boa vantagem na classificação para Raphael Pegoraro. Caso Mariana conquistasse a vitória, garantiria o título por antecipação.
Mas como nos anos anteriores, a decisão ficará para a última etapa. Após uma corrida com brigas intensas pelas primeiras posições, Claudir Aurélio foi o vencedor, seguido por Gustavo Shimoda, que chegou apenas 0,5s atrás. Raphael Pegoraro, que precisava de um bom resultado na etapa chegou na 3ª posição, completando o pódio.
Mariana Serafim terminou na 10ª posição, resultado que será descartado por ser o pior conseguido pela piloto na fase final. Com os resultados da etapa, a diferença de Mariana para Pegoraro, que agora tem 90 pontos, caiu para 16 pontos na classificação. Shimoda, com 84 pontos, e Eduardo Prola, com 83, também possuem chances de título.
Para ser campeã, Mariana depende de um 4° lugar na próxima etapa. Mesmo que Pegoraro vença, a piloto conquista o título obtendo esse resultado.
Grupo Secundário
Pelo grupo secundário já tivemos um campeão. Bruno Caldas que já era líder do campeonato chegou na 4ª posição, o que lhe garantiu uma diferença de pontos necessária para que, mesmo não pontuando na próxima etapa, termine o campeonato em primeiro. A corrida foi vencida por Gustavo Delgado, que garantiu sua primeira vitória em quatro anos de Tecnokart. Evandro Matos e Ênio Júnior chegaram na sequência.
A briga pelo vice-campeonato do grupo secundário será grande. Apenas 12 pontos separam o vice líder, Carlos Peroni, do 7° colocado, Ronaldo Marcatto. Entre eles estão Fernando Matos, Gustavo Delgado, Evandro Matos e Ênio Júnior.
Gustavo Dutra, um dos organizadores do campeonato acredita que a última etapa será uma das mais emocionantes nesses quatro anos de Tecnokart em Brasília: “Nada melhor que terminar o campeonato com vários pilotos ainda com chance de título no grupo principal. Isso mostra o quanto está sendo competitivo o campeonato deste ano. Tivemos em 2018 a participação de vários pilotos renomados no kartismo amador do DF e esperávamos desde o início que a briga pelo título seria mais equilibrada que no ano anterior. Vamos ter, provavelmente, a decisão mais equilibrada da história”.
A final do NTSEC Tecnokart será no dia 21 de outubro, no Kartódromo Ferrari Kart.
Fotos: Luciano Bolonheis