Futebol e literatura: combinação perfeita para a Faculdade Mauá e o projeto Ajax Estrutural
Que boa parte das crianças do sexo masculino sonha ser jogador de futebol não há dúvida. Que existem muitos projetos e escolas voltadas para dar a essas promessas o direito de buscar essa realização também é fato. O que não é costumeiro é ver uma instituição de ensino superior abraçar com tanto carinho um projeto que utiliza o esporte como ferramenta de integração social. E melhor ainda: apresentar a esses jovens talentos do futebol o mundo literário.
A Faculdade Mauá, em parceria como projeto Ajax Estrutural, promoveu, sábado (25), a Copa Literária, em manhã de auditório lotado. O evento movimentou o ambiente acadêmico da instituição e proporcionou aos presentes um dia repleto de boas energias, com apresentação de atletas, que foram divididos em grupos, para falar sobre autores de renome no cenário literário brasileiro: Patativa do Assaré, Fernando Pessoa, Monteiro Lobato, Mário Quintana, Machado de Assis e Ariano Suassuna foram os escolhidos desta edição.
O trabalho faz parte do curso de Extensão da Faculdade Mauá e do Estágio Supervisionado dos estudantes de Educação Física, Letras e Pedagogia. Em primeiro momento, causa estranheza a alguns alunos, como explica o professor Alessandro Maciel, mais conhecido por professor Seco.
“Teve aluno que chegou à quadra esportiva onde o Ajax Estrutural funciona e questionou o que ele estava fazendo ali. Como poderia fazer estágio supervisionado em uma quadra de esporte? Mas logo ele viu que tinha uma missão pela frente, que era unir o amor que as crianças têm pelo futsal/futebol à leitura e aos nossos ícones literários”, comenta Seco.
O projeto foi sucesso entre os estudantes da Mauá e eles prometem não abandonar as ações junto à comunidade, mesmo já tendo cumprido as horas necessárias.
Antes da apresentação das crianças, todos assistiram a um vídeo sobre a importância do projeto Ajax Estrutural para aquela comunidade. O mini-documentário tirou lágrimas dos olhos dos presentes.
Para o diretor acadêmico da Faculdade Mauá, Felipe Alves, ação como a Copa Literária dá à instituição o diferencial que ela se propôs. “O nosso objetivo aqui na Mauá, antes de formar o profissional, é despertar a humanidade nas pessoas. Queremos que nossos alunos sejam cidadãos sensíveis às causas humanas. Somente assim eles serão bons profissionais”.
Esta é a primeira edição da Copa Literária em parceria com a Faculdade Mauá. Outros eventos serão realizados com esse propósito e, se depender da diretoria da instituição, dos professores e alunos, a cada edição, novas emoções.
Ao final, a sensação de dever cumprido e o orgulho estampado nos rostos de todos os que fizeram a 1ª Copa Literária Ajax Estrutural/Mauá sucesso absoluto.