GDF entrega novos ônibus para transporte escolar

0
37
Veículos entregues, simbolicamente, hoje entram em circulação até o fim do mês para atender mais de 10 mil alunos. Foto: Agência Brasília
Veículos entregues, simbolicamente, hoje entram em circulação até o fim do mês para atender mais de 10 mil alunos. Foto: Agência Brasília

Mais de 10 mil estudantes da educação integral e do ensino especial – que residem em áreas rurais ou distantes da escola – serão beneficiados até o fim do mês com 106 ônibus escolares novos, dos quais os primeiros 62 foram entregues hoje, simbolicamente, pelo governador Agnelo Queiroz.

Os veículos foram adquiridos pelo GDF em parceria com o governo federal pelo programa “Caminho da Escola” e apresentados no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha. Os governos investiram, aproximadamente, R$12 milhões e R$ 10 milhões, respectivamente.

“O transporte público está mudando no DF e o transporte escolar também vai mudar. Essa é uma área muito especial porque nesses veículos estamos transportando nossas crianças, que devem ser respeitadas e cuidadas”, ressaltou Agnelo.

O ministro da Educação, Aloísio Mercadante, que participou da solenidade, elogiou o esforço do governo local para formalizar a parceria que estimulará os alunos a não faltar às aulas.

“Muitas crianças não vão para a escola porque têm problemas de mobilidade. Esse é um programa para inclusão social dos jovens, que estão se desenvolvendo cada vez mais”, destacou, ao lembrar que o DF garantiu a primeira posição no Índice do Desenvolvimento Humano (IDH), crescendo 128% no item Educação.

De acordo com o secretário de Educação, Denilson Bento, atualmente, a frota total de veículos locados pelo GDF para fazer o transporte de estudantes é de 516 ônibus, que atendem a cerca de 30 mil pessoas. A meta é até 2015 substituir todos os veículos, quando o GDF fará a gestão por completo do serviço.

“Nunca o GDF teve uma frota própria de ônibus escolar. Essa é a primeira vez e, com isso, vamos dar melhores condições para que as crianças cheguem até a escola”, relatou o secretário.

O transporte dos estudantes será gerenciado pela Sociedade de Transporte Coletivo de Brasília (TCB), responsável por garantir a manutenção dos ônibus, que atendem todos os padrões de qualidade e segurança exigidos pelo Inmetro.

Vantagens- Entre as características oferecidas pelos ônibus e micro-ônibus em cores preta e amarela, com a inscrição “Escolar”, está a padronização da identidade visual, o que facilitará a identificação do veículo por outros motoristas que trafeguem nas vias.

Além disso, estão presentes requisitos como cinto de segurança e adaptação para pessoas com deficiência.

Os veículos também são mais altos e têm tração nas quatro rodas para fazer trajetos tanto nas áreas urbanas quanto rurais. Fonte: Agência Brasília

 

Artigo anteriorNeymar projeta gol contra o Santos
Próximo artigoMais atenção aos jovens do DF
Viver Sports
A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui