No sábado (9), o campo de areia de Planaltina recebeu grandes jogos da 3ª etapa do Campeonato Brasiliense de Beach Soccer. A equipe do Fúria Negra (Planaltina) venceu por 3 x 2 o Arsenal/Estrutural e sagrou-se campeã da competição.
Além dos times da Fúria Negra e Arsenal/Estrutural, participaram também as equipes Fokkus/Aruc (Cruzeiro) e Jamaica (Planaltina). O campeonato que foi organizado pela Federação de Beach Soccer do Distrito Federal e teve como objetivo principal a expansão da modalidade pela capital, além de atrair mais atletas praticantes do popular “futebol de areia”.
Para o presidente da Federação de Beach Soccer do Distrito Federal, Paulo Bulhões Wassouf, a 3ª etapa em solo planaltinense mostrou que Brasília tem estrutura para ter competições regionais e até nacionais, com o intuito de igualar o reconhecimento às outras modalidades correlacionadas como o vôlei de praia, que é tão reconhecido no DF. “A realização da 3ª etapa, em Planaltina, mostrou que todos os cantos do Distrito Federal poderão receber jogos regionais e até nacionais de beach soccer. O quadrangular realizado no sábado (9) foi um sucesso. O objetivo da Federação é igualar e andar junto com as grandes modalidades de praia como o vôlei de praia, que realiza até etapas do Mundial aqui em Brasília. O meu objetivo é esse, que o beach soccer seja abraçado pelos brasilienses e que possamos expandir a modalidade para todo o Centro-Oeste”, disse Paulo Bulhões.
Visando o sucesso nos próximos anos, Paulo Bulhões Wassouf comenta que Brasília já conta com equipes e atletas de qualidade no cenário nacional da modalidade e busca a estruturação do Beach Soccer no DF. “Brasília tem, sim, times e atletas capacitados do Beach Soccer. Levamos uma equipe masculina e uma feminina para o Campeonato Brasileiro, que aconteceu no Rio de Janeiro, e ficamos entre os 5 melhores nas duas categorias. Em questão aos destaques, temos o atleta daqui de Brasília, Luis Henrique, que foi campeão da libertadores vestindo a camisa do Vasco da Gama. Qualidade temos, em todos os aspectos, agora vamos estruturar tudo para alavancar o Beach Soccer no Distrito Federal”, comentou presidente da Federação.
Brasília tem campeão sul-americano de Beach Soccer
O atleta Luís Henrique, 28 anos, foi campeão da Conmebol Libertadores Fútbol Playa, pela equipe o Vasco da Gama/RJ, realizado no Paraguai neste ano. O atleta começou a prática do beach soccer em 2010, hoje, é referência no cenário nacional.
Também em seu ano de estreia como atleta de Beach Soccer, Luis foi eleito como melhor atleta de Brasília aos 20 anos e revelação do campeonato brasileiro adulto, onde teve seu nome na pré-lista de convocados para a seleção brasileira.
Para o craque, o comprometimento da Federação de Beach Soccer do Distrito Federal em alavancar o Beach Soccer do DF é fundamental para o desenvolvimento do esporte na capital. “Vejo que a federação está fazendo de tudo para procurar expandir a modalidade aqui no DF. Está buscando ouvir todos os lados e está procurando fazer algo que seja diferente de tudo que já foi feito. Estou esperançoso que essa modalidade possa, enfim, crescer, mesmo Brasília não tendo praia”, disse o atleta.
A Federação de Beach Soccer do Distrito Federal, em parceria com a Federação de Beach Soccer do Rio de Janeiro, trabalha para o crescimento da modalidade em todo o país. A Instituição do DF tem o apoio da Fokkus Trade Hospitalar e da FESU – Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal.