Iniciativa desenvolvida para idosos de baixa renda já atuava em Ceilândia, Guará e Recanto das Emas
Fonte: Secretaria de Esporte e Lazer do DF
A elevação da qualidade vida e a convivência social do idoso, trabalhos desenvolvidos pelo projeto Vida Ativa, do Centro Desportivo e Social Eu Pratico, serão estendidos para a população de Santa Maria, com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer por meio de termo de fomento. A iniciativa promove o fortalecimento de laços entre os participantes, motiva a mudança de hábitos e incentiva a prática de atividades voltadas ao esporte e lazer. O importante é manter a vida ativa.
Há cerca de cinco anos quando a entidade conseguiu passar em um edital promovido pela Secretaria de Direitos Humanos, começou o atendimento fisioterápico aos idosos, pessoas com deficiência e adolescentes, primeiramente, em Ceilândia Sul. No desenvolvimento do trabalho, foi percebida a necessidade de atenção maior aos idosos, com a montagem de uma clínica especificamente para eles, explicou um dos idealizadores, Alberir Augusto. “É a extensão do trabalho que já está sendo feito”.
Além de uma maior cobertura, com ações sendo realizadas no Recanto das Emas e Guará, o trabalho foi além da fisioterapia, sendo aplicada aulas de pilates, treinamento funcional e musculação. “Musculação é primordial para pessoas idosas porque diminui as dores”, completa. Hoje já passam de 5 mil pessoas cadastradas na iniciativa e mais de dez mil atendimentos. A expectativa é que, somente em Santa Maria, sejam atendidas, pelo menos, 100 pessoas. O valor do investimento, de R$ 229.789,70, inclui aluguel de espaço, contratação de professores e assistentes sociais, fisioterapeuta e materiais.