
Equipes mostram superioridade e levantam taça da Copa Brasília de Futebol de Base
Equipes Juvenil e Infantil do CFZ Park Way não tomaram conhecimento dos adversários e faturaram os troféus da Copa Brasília de Futebol de Base, domingo, no Bezerrão, Gama. O evento foi promovido pelo Centro de Treinamento de Futebol do Paraná (PSTC), em parceria com Joanildes Henrique, personalidade feminina, moradora do Gama, que está sempre à frente das principais competições das categorias de base da cidade.

O time Infantil do CFZ venceu o Lunabel, equipe do Novo Gama, por 3 x 1. Victor abriu o placar, aos 23 minutos do primeiro tempo. Paulo Vitor marcou, aos 4 do segundo tempo. Gabriel Pereira descontou, aos 11, para o Lunabel. Mas, aos 17, Felipe ampliou a vantagem e coube ao CFZ Park Way administrar o resultado até o fim da partida. Com o resultado de 3 x 1, o time se sagrou campeão da categoria Infantil.
O jogador Daniel dos Santos, que atua na categoria Infantil do CFZ Park Way, acredita que o time mereceu a vitória, pois fez uma excelente partida. “Graças a Deus, vencemos o jogo e conquistamos o campeonato. Fizemos por merecer o troféu de campeões”.
Para o treinador do Lunabel, Joaquim Macedo, o time cometeu dois erros e, em uma decisão, faz

muita diferença, porém, ele se mostra satisfeito pela atuação da equipe na copa. “Nosso zagueiro e goleiro falharam, mas eles são jovens e não podemos culpá-los. Faz parte, pois até mesmo os profissionais erram. Mesmo assim, estou feliz, porque eles deixaram dez times para trás”.
Na visão de William Kelvin, atleta do Lunabel, as falhas individuais foram decisivas, mas os atletas também estranharam o gramado. “O campo está muito pesado e isso fez toda a diferença para a atuação do grupo”.
Show de técnica e garra da garota da Juvenil
Pela categoria Juvenil, os meninos do CFZ enfrentaram o Penharol. O jogo começou bem

equilibrado, porém, o entrosamento da time do CFZ Park Way falou mais alto. Matheus Moreira e Luiz Felipe anotaram os gols e levaram o time à conquista do campeonato.
Paulo Ferdinand acredita que a vitória por 2 x 0 foi fruto do condicionamento físico. “O diferencial foi o trabalho que temos feito para melhorar a parte física. Muito treino e o conjunto”, acredita o atleta.
Paulo Henrique, técnico do CFZ, tem a mesma visão de Ferdinand. “Eles conseguiram colocar em prática aquilo que é treinado. O condicionameto físico e o toque de bola rápido fizeram nossos adversários correrem mais”.
O técnico ressalta ainda a organização da competição. “Muito bem organizada, boa arbitragem.

É a primeira edição e tenho muita experiência com copas rápidas e essa está no nível das que são realizadas em outros estados, como São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro”.
Para um dos treinadores do Penharol, Danilo Henrique, o individualismo atrapalhou o grupo e por isso o time não conseguiu a vitória. “Faltou companheirismo. Na hora do último passe, eles queriam finalizar de qualquer jeito”.
Presenças ilustres no Bezerrão
O secretário de Esportes do Governo do Distrito Federal, Célio René, esteve no Bezerrão para assistir às partidas finais e também participou da premiação. Ele ficou maravilhado com o que presenciou.
“É muito bacana ver tantos jovens em um ambiente tão saudável como esse”.

Célio René afirmou ainda que é preciso que o governo una forças com a comunidade para promover mais competições como essas. “Precisamos estar mais próximos a esses projetos, pois sozinhos não é possível realizar nada”, diz o secretário.
O deputado Agaciel Maia (PTC-DF) também esteve no Bezerrão. Ele gostou do que viu e acredita que esse é o momento de todos se comprometerem para elevar o futebol da cidade, tanto o amador quanto o profissional. “Durante muito tempo, investiu-se no esporte, mas a maioria dos projetos afundou, por inúmeros fatores. Mas o importante é que tenhamos em mente que a partir do momento em que o trabalho seja organizado e tenha visibilidade, o cenário também mudará”, disse o deputado.
O parlamentar acredita que com a Copa do Mundo de 2014, a história do futebol no Distrito Federal vai melhorar. “Esperamos que o Mundial do Brasil vire o jogo, mas é preciso que haja o compromisso de todos”.
Competição foi vitrine para a categoria base
A Copa Brasília de Futebol de Base foi organizada por Joanildes Henrique – que está à frente de várias competições da categoria

de base do Gama –, em parceria com o Centro de Treinamento do Paraná (PSTC), com o objetivo de mostrar os talentos que têm na cidade, sem que eles tenham de se deslocar todas as vezes. “Para grande maioria, é muito difícil ter de se deslocar para outros estados. Tudo é muito dispendioso e nem sempre é possível que todos participem”, diz Joanildes. Segundo ela, “a ideia é transformar a Copa Brasília de Futebol de Base em uma vitrine para que esses meninos possam mostrar seus talentos sem ter de sair da cidade”.
Mario Tramina, presidente do Centro de Treinamento do Paraná (PSTC), revela que a decisão de realizar o torneio em Brasília se deu porque a cidade é um celeiro de atletas e essa seria mais uma

oportunidade para revelar talentos. “Foram cinco dias de jogos e pudemos acompanhar os atletas mais de perto e dentro da realidade do que é uma competição. Daqui, com certeza, uns seis jogadores terão a chance de serem avaliados no PSTC. Porém, o relatório final só sai em uma semana, com os nomes dos selecionados”.
No próximo ano, de acordo com Joanildes Henrique, a competição contará com a participação de mais equipes, e será realizada no mês de janeiro, para que não atrapalhe os atletas no período escolar.