Eliminadas nos 16 avos de final da Copa do Mundo de 2026, Holanda e Alemanha iniciaram a nova temporada com novos técnicos e um empate por 1 a 1, na quinta-feira (24/9), em Amsterdã, pelo Grupo 2 da Liga das Nações. Gakpo marcou nos acréscimos e evitou a derrota holandesa na estreia de Xavi Hernández; do outro lado, Jürgen Klopp também comandou a Alemanha pela primeira vez.
No Mundial, os alemães caíram nos pênaltis diante do Paraguai, e os holandeses também se despediram nas cobranças, contra Marrocos. Antes do jogo, houve um minuto de silêncio em memória de Bartina, esposa do ex-técnico Ronald Koeman, que morreu de câncer oito dias antes. Cuidar dela foi o principal motivo de Koeman deixar o cargo.
Gol polêmico e muitas chances perdidas
Xavi escalou uma Holanda ofensiva, sem Memphis Depay, do Corinthians, que ficou fora da lista. Klopp perdeu Musiala, com dores na coxa, e surpreendeu ao usar o capitão Kimmich no meio-campo. Van Dijk chegou a marcar de cabeça após escanteio, mas o VAR anulou o lance por interferência de Brobbey sobre Ter Stegen. Havertz deixou o campo aos 28 minutos após uma entrada dura de Van Hecke.
O gol alemão gerou revolta: com Brobbey caído por um problema muscular, o árbitro hesitou em parar o jogo, os visitantes seguiram na jogada e Nmecha abriu o placar. Adeyemi desperdiçou chance clara de ampliar, e Ter Stegen fez três defesas seguidas antes do intervalo.
No segundo tempo, a Holanda pressionou. Ter Stegen salvou chute de Dumfries com a ponta do pé, e Meerdink acertou a trave. Nos acréscimos, depois de uma roubada de bola, Gakpo apareceu livre para empatar. O jogo ainda teve a invasão de um jovem torcedor a oito minutos do fim. Na segunda rodada, no domingo (27/9), a Alemanha recebe a Grécia e a Holanda visita a Sérvia. Pelo mesmo grupo, a Grécia virou sobre a Sérvia por 2 a 1, com gols de Tzolis e Douvikas, depois de Zivkovic abrir o placar para os sérvios.
Portugal e Noruega vencem
Pelo Grupo 4, Portugal estreou Jorge Jesus com vitória por 1 a 0 sobre o País de Gales, no José Alvalade, em Lisboa, com gol de João Félix em chute rasteiro de fora da área; Cristiano Ronaldo começou como titular. A Noruega abriu 2 a 0 sobre a Dinamarca em 18 minutos, com Oscar Bobb e Haaland, viu Damsgaard e Hojlund empatarem, mas Haaland marcou de novo e garantiu o 3 a 2.
Fonte: Midiamax | Foto: Nicolas Tucat/AFP



















