ABDV-DF conquista o título do Regional Centro-Norte de futebol de 5

0
48

Com o resultado na competição, a ABDV, que é composta por atletas cegos, garantiu vaga no Campeonato Brasileiro Série B

Por Jussara Resende

Com uma história linda de superação, a equipe da Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV), vence nos pênaltis o ISMAC-MS, e sagra-se campeã do Torneio Regional Centro-Norte de Futebol de 5. A competição foi realizada de 29/3 a 1/4 no Ginásio Amando Grecco, em Trindade, região metropolitana de Goiânia e contou com a participação de sete equipes de todo o país.

Todos os atletas são deficientes visuais de classificação funcional B1 (cego total) e são devidamente matriculados no Centro Integrado de Educação Física (CIEF). O responsável pelo gol final foi o atleta Amaury de Castro, que com apenas 21 anos, é ex aluno do Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (CESAS), e já foi convocado duas vezes para a Seleção Brasileira de Jovens.

O Futebol de 5, já foi disputado em 4 Paralimpíadas, tendo sido o Brasil campeão em todas elas. No país, a modalidade é regida pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), filiada ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O projeto conta com o apoio da Secretaria de Educação, da Secretaria de Trabalho e da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Distrito Federal.

Com o resultado na competição, a ABDV garantiu vaga no Campeonato Brasileiro Série B, que será a realizado no segundo semestre de 2018, no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo. A participação vale vaga de acesso para a Série “A” nacional. O goleiro da equipe, Tales Resende, levou a premiação de melhor goleiro, com defesas que ajudaram a equipe a levar  o título, inclusive na disputa de pênaltis.

Parabéns para essa galera que não mede esforços para a realização de seus sonhos.

Artigo anteriorViver Sports Edição 216 – 01/04/2018 a 07/04/2018
Próximo artigo2ª etapa do NTSEC Tecnokart promete ser a mais disputada da história do torneio
Viver Sports
A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site