CidadesEsportes

ARTIGO: Inclusão social através do esporte

Julio Ribeiro
Secretário de Esporte do Distrito Federal

O esporte tem sido um grande aliado da política nacional na hora de divulgar uma imagem positiva do Brasil para o mundo. Desenvolver o cidadão através de práticas esportivas é um método que vem dando certo em todo o país. Afinal, não é de hoje que se escuta falar em crianças e adolescentes que mudam suas vidas após participar de projetos sociais.

A prática esportiva vai muito além das disputas dentro dos estádios e ginásios. Ao aliar esporte na rotina, é possível permitir que crianças e jovens se sintam participantes da sociedade, além de possibilitar que desenvolvam habilidades fundamentais para o desenvolvimento físico, psicológico e para o processo educacional.

O reconhecimento do esporte como canal de socialização positiva ou de inclusão social é revelado pelo crescente número de projetos esportivos destinados aos jovens das classes populares, financiados ou não por instituições governamentais e privadas.

Um exemplo a ser citado é o trabalho realizado nos Centros Olímpicos do DF. Mais do que garantir acesso amplo ao esporte, ao lazer e buscar talentos olímpicos, o projeto consolida o esporte como principal ferramenta de transformação do indivíduo e da sociedade.

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *