CidadesPrincipais

Governador visita obras no Cruzeiro

Comitiva visitou a horta comunitária cultivada pelos idosos. Entre eles, o prefeito comunitário do Cruzeiro novo, Rosemberg Leite (E), o deputado federal Policarpo, o distrital Chico Vigilante, o administrador do Cruzeiro, Antônio Sabino, o governador, Agnleo Queiroz, e membros da comunidade
e do governo
Antônio Sabino apresenta as ações que integram o projeto de revitalização da região administrativa

Para garantir a qualidade do ensino da rede pública, o bem-estar dos idosos e o lazer da comunidade do Cruzeiro, o GDF iniciou, em 2012, as reformas do Centro de Ensino nº1, da Praça do Cidadão e do Centro de Convivência do Idoso. Sábado (2), o governador Agnelo Queiroz visitou as obras, que fazem parte do plano de revitalização da região administrativa. A iniciativa beneficia mais de 36 mil moradores, e a previsão é que as instalações sejam entregues ainda este mês.

“Essa escola que vamos inaugurar é a segunda mais antiga do Distrito Federal. Além da reforma, vamos instituir o período integral, com 10 horas-aula por dia”, destacou o governador, que estava acompanhado pela primeira-dama, Ilza Queiroz.

A Aruc também recebeu a visita do governador e do administrador

A melhoria da unidade, que atende cerca de 800 alunos do ensino fundamental, mereceu prioridade. Com custo de R$ 4,1 milhões, a obra incluiu a recuperação do ginásio, de três quadras de esporte, uma delas coberta, do auditório e do estacionamento. O número de salas de aula foi ampliado, e a biblioteca ganhou computadores para ajudar nas pesquisas escolares.

“Para não atrapalhar os estudos, programamos a parte mais pesada da revitalização para o período de férias escolares. Mas, quando começamos a obra, remanejamos os alunos para as escolas das cidades mais próximas do Cruzeiro”, explicou o secretário de Educação, Denilson Bento Costa.

 Área de convívio social também ganhou benfeitorias

Já a revitalização do Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Entrequadra 805/807 do Cruzeiro Novo, consistiu na reforma das calçadas internas e externas, obedecendo a normas de acessibilidade. Também foi colocado piso antiderrapante no salão, as redes elétrica e hidráulica foram recuperadas, e os banheiros, adaptados. Cozinha, portas e janelas receberam nova pintura. Além do convívio social, o espaço voltado para essa parcela da população oferece a seus 300 associados serviços de saúde, educação e prática de atividades esportivas e de lazer.

O governador e o secretário do Idoso, Ricardo Quirino também conferiram a horta cultivada pelos idosos. “Os encontros são uma alegria e ajudam muito a recobrar forças em quadros de doenças como a depressão. Até os postos de saúde encaminham idosos com autoestima baixa e com doenças emocionais. Atualmente, as pessoas mais velhas buscam diversão, por isso, o centro tem uma grande procura”, destacou a coordenadora do Grupo Paz e Amor e frequentadora das atividades, Marlene Pinto, 78 anos.

Na visita, o governador também avaliou o andamento dos serviços na Praça do Cidadão, nova opção de lazer para a comunidade, com inauguração prevista para os próximos 15 dias. O espaço ganhou parque infantil e calçadão de bloquetes ecológicos, e o estacionamento foi ampliado em cerca de 70 novas vagas.

Durante a visita na manhã de sábado, o governador Agnelo Queiroz fez questão de passar pelo barracão da Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc), onde cumprimentou os integrantes que preparavam o desfile e desejou boa sorte à escola.

Cidade ganhou outras reformas

As novas instalações se juntarão às outras estruturas já revitalizadas no Cruzeiro, como a Quadra 1505, entregue em janeiro. A Avenida das Mangueiras, principal cartão postal da região, também foi recuperada. A área recebeu novo calçadão e postes de iluminação, medidas que valorizam a cidade e dão mais segurança aos moradores.

 

 

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *