As forças de segurança do DF prenderam 33 manifestantes durante protesto na Esplanada, dois deles presos antes mesmo do início do protesto por portar drogas e objetos que poderiam ser usados em atos de vandalismo e para hostilizar a tropa que fazia a segurança.
“Somos a favor da livre manifestação democrática e defendemos os verdadeiros manifestantes que desejam fazer seu protesto com tranquilidade, o que condenamos é a ação de baderneiros que usam um movimento legítimo para depredar patrimônio público e se confrontar com a polícia”, ressaltou o secretário de Segurança, Sandro Avelar.
Entre os detidos, quatro eram menores e foram encaminhados para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), os demais seguiram para a 5ª Delegacia de Polícia, na área central.
Nenhum manifestante foi ferido durante os protestos, diferentemente dos policias que estavam no local – cinco PMs acabaram machucados, mas sem gravidade.
Todos os detidos foram liberados após assinatura do termo circunstanciado, pois acusados de crimes classificados como de pequeno potencial ofensivo, e, por isso, assumem o compromisso de estar à disposição da Justiça. Fonte: Agência Brasília