Evento esportivo abre a programação de inauguração da principal obra viária de Taguatinga, que será lançada nesta segunda-feira (5)
Às vésperas de o trânsito no Túnel Rei Pelé ser liberado para carros e motos, 500 ciclistas cruzaram uma das passagens subterrâneas da obra viária na manhã deste sábado (3) durante o Passeio Ciclístico 2023. O evento abriu a programação comemorativa de inauguração do túnel, que conta com corrida e desfile de carros antigos neste domingo (4). Já a liberação do complexo está marcada para segunda-feira (5) às 10h.
Os participantes fizeram um trajeto de 4 km, com largada e encerramento no túnel, no sentido Ceilândia – Plano Piloto, passando pela EPTG | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília
A escolha pela passagem das bicicletas no primeiro evento aberto ao público da obra foi motivada pela data, 3 de junho, quando se comemora o Dia Mundial da Bicicleta. Os participantes fizeram um trajeto de 4 km, com largada e encerramento no túnel, no sentido Ceilândia – Plano Piloto, passando pela Estrada Parque Taguatinga (EPTG).
“É a largada para a inauguração do túnel com ciclismo por ser o Dia Mundial da Bike. Nada melhor que o lançamento começar com esporte, para mostrar que essa obra vai trazer mobilidade”, decretou o administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade.
“Foi um fomento que nós trabalhamos em tempo recorde para que esse evento acontecesse. Foi muito importante. É um valor considerável investido para que esse final de semana fosse do esporte”, afirmou o secretário executivo de Políticas de Esporte da SEL, Renato Junqueira.
Obra esperada
O coordenador do evento, Sílvio Pires, contou que a escolha do trajeto ser realizado dentro do Túnel Rei Pelé se deu por ser uma obra bastante aguardada pela população.
“A cidade de Taguatinga tem um chamado muito forte para o esporte e também uma localização bastante atrativa para as demais regiões administrativa. Nós juntamos o útil ao agradável. Pegamos essa obra magnífica e estamos permitindo às pessoas conhecerem a infraestrutura e praticarem atividade física”, explicou.
Foi o que fez a aposentada Luciene Chaves Barros, 58 anos. A ciclista se inscreveu no passeio e na corrida de rua do Túnel Rei Pelé para poder conhecer a obra de perto. “Foi muito bom. Só tenho a agradecer a Deus por participar desse dia, de mais uma inauguração em Brasília”, comentou.
Moradora de Ceilândia Sul, ela espera usar a construção no dia a dia: “Hoje é bicicleta, amanhã correndo e segunda-feira de carro. Acredito que vá melhorar o trânsito”.
O porteiro Rubens Nascimento Silva, 46, resolveu aproveitar o evento para um dia em família. Ao lado da esposa e dos filhos, ele participou do passeio e gostou da estrutura da obra. “Está muito bom, um trabalho excelente. Estão todos de parabéns”, disse. O pequeno Miguel se encantou. “Gostei”, disse ele, que nunca havia passado por um túnel na vida.