William Cleber Sousa Farias

0
9

Usar o futebol como mecanismo de oportunidades a atletas, técnicos e a todos que se mostram apaixonados pelo esporte é o lema de William Cleber Sousa Farias, 48 anos. Há quase 30 anos, ele se dedica a formar e revelar novos atletas.

William é presidente da Liga Candanga de Futsal do Distrito Federal e professor responsável pela Escolinha Fut’Art, do Guará. O técnico cita vários nomes que conseguiu projetar no cenário nacional, como as jogadoras Robinho, Kristina, Gabi, Vitória e outros atletas.

“O que mais me comove é que o futsal é um esporte de elite. É preciso ter ginásios para jogar. Brasília é uma cidade que mais tem ginásios e o futebol é praticado nas ruas. Grande parte dos atletas não tem oportunidade de jogar em ginásios”, afirma William.

Para ele, falta incentivo do governo, tanto para os envolvidos no esporte quanto para a iniciativa privada. “Se não houver facilidades, os grandes empresários não irão enxergar o esporte como formação de cidadãos”.

Formar atletas não é o maior interesse de William Cleber, mas também dar aos futuros craques oportunidades de conhecimento. “Levar um atleta a um lugar que ele jamais pensou que pudesse ir. Proporcionar a um técnico que seu trabalho seja visto por várias pessoas, essas são situações que nos fortalecem e que nos dão energia para continuarmos nosso trabalho”.

William acredita que o esporte e, principalmente, o futebol é uma ferramenta de formação de um cidadão. “Mesmo lidando com crianças, procuramos levar valores que muitas vezes eles não têm noção. Ensinamos a eles, por exemplo, que tudo que é público deve ser bem cuidado, pois sai do bolso do cidadão comum. Os jovens precisam dessa conscientização”, explica William.

De todas as ações dentro do esporte, uma coisa o presidente da Liga Candanga de Futsal do DF tem certeza: “O futebol é um esporte que iguala tudo. Entre as quatro linhas, são todos iguais. Só precisamos mostrar aos meninos que eles são capazes”, finaliza William.

Artigo anteriorMicael da Silva Costa
Próximo artigoParticipantes terão descontos em hotéis do DF
Viver Sports
A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui