Com dois anos de atividade, projeto social conta com atletas de alto rendimento em sua equipe de professores
Luciano Santiago
Especial para o Viver Sports
Criado em 2013 por Adalberto Antônio Ventura, 44 anos, mais conhecido por Betinho, o Projeto Social Campeão, que funciona em São Sebastião, está colhendo frutos. Com aproximadamente 350 alunos, de cinco a 50 anos, hoje, dispõe de atletas de alto rendimento e de destaque no cenário nacional e internacional que ministram aulas para os alunos do projeto. Além de Adalberto Ventura, a equipe de professores é formada pelos atletas Betinho, Pedrinho Moura, Nina Moura, Washington Barbosa, Kássio Fernandes e Felipe Ximenes.
Nascido inicialmente com o intuito de atender crianças e adolescentes de São Sebastião, as aulas ocorriam em um espaço cedido por algumas empresárias. Porém, em um dado momento, elas pediram a desocupação do espaço. As dificuldades foram aumentando com a falta de um local para os treinos e Betinho observou que muitos jovens enfrentavam dificuldades para seguir, por questões financeiras.
Com o intuito de continuar prestando o serviço à comunidade, o idealizador procurou a Administração Regional de São Sebastião que, em seu entendimento, poderia ajuda-lo a encontrar um espaço adequado. A receptividade foi muito boa e alguns “anjos” o ajudaram. “O primeiro deles foi Nivaldo Nunes, que cuidou da documentação e da burocracia. Ele me ajudou a ocupar um galpão abandonado, no Pró-DF, e a partir dali, iniciamos as aulas”, conta Betinho.
Os integrantes colocaram o quimono e visitaram o comércio local, com a intenção de pedir ajuda para ajudar o projeto e a adesão foi muito boa, segundo Betinho, principalmente dos comerciantes de pequeno porte. “Nós nos surpreendemos com a presteza dos comerciantes menores, que contribuíram com dinheiro e materiais para construção, enquanto os maiores nem ao menos nos receberam”, relata Betinho.
Além de Nivaldo Nunes e dos comerciantes locais, o professor também considera um anjo o empresário Marcelo Camargo, que doou a lona para o tatame. “Em seguida, toda a equipe montou uma força tarefa para limpar o espaço e realizar uma grande reforma, já que o entulho e o mato tomavam conta do local”.
Atualmente, o projeto atende 350 alunos, com idades entre cinco a 50 anos. As aulas duram cerca de duas horas. As famílias se envolvem e pais e filhos treinam juntos. “As pessoas se empenham, realmente se doam. Somos uma família. Não usamos os problemas para deixar de treinar ou competir. Com ações de mobilização, conseguimos representar o esporte, independentemente do resultado. Isso nos enche de orgulho. Na hora da batalha, estamos todos unidos”, concluiu Betinho.
Marcas registradas
Os alunos afirmam que o segredo dos treinos é o respeito acompanhado da disciplina e ressaltam que o condicionamento físico e a disposição melhoraram. Bom humor, música e descontração são marcas registradas. Os exercícios são intensos e cronometrados e o ritmo das atividades físicas determina o resultado final.
Ully Rodrigues, 18 anos, treina há três meses. Ela buscou o projeto para adquirir condicionamento físico e acabou se apaixonando pelo esporte. Hoje, a atleta pretende se profissionalizar e competir no Brasil e no mundo.
Assim como Ully, Marcos Paulo também entrou no projeto para conquistar mais qualidade de vida. Em apenas seis meses já perdeu 16 quilos. Ambos afirmam se espelharem em Kássio Fernandes, um dos professores do projeto.
Para participar das aulas no Projeto Social Campeão basta levar atestado médico, comprovante de residência e foto, no Conjunto m1 Lote 9 Bairro Bonsucesso, em São Sebastião. As aulas são inteiramente gratuitas e o projeto é mantido com donativos e ações voluntárias da comunidade.
Horário das Aulas – Manhã
Dias úteis
Manhã: de segunda à sexta-feira – das 6h20 às 7h50; das 8h às 9h50; e das 10h às 12h.
Tarde: de segunda à sexta-feira – das 16h às 18h.
Noite: segundas, quartas e sextas-feiras – das 19h às 20h20 (infantil); 20h30 às 22h (adulto). Terças e quintas-feiras – das 19h às 20h30 (Judô); e das 22h30 às 23h30 (Drill).
Sábado: das 8h às 9h50 (adulto); das 10h às 12h (feminino).
Um pouco da equipe
– Washington Barbosa
Campeão Categoria 3ª Etapa Copa Choke
Campeão Categoria 2ª Etapa Brasiliense
Campeão Categoria 3ª Etapa Brasiliense
Campeão Categoria e Absoluto 3ª Etapa de Goiânia
Campeão Categoria e Absoluto Noroeste de Minas
Campeão Categoria e Absoluto Tournament de Jiu-Jitsu de São Sebastião
Campeão Categoria Rio Open
Vice-campeão Categoria Seletiva de Abu Dhabi
Campeão Categoria e Absoluto Copa Soberano
Campeão Categoria e Absoluto Open Noro Fighter
Campeão Categoria e Absoluto Copa Ceilândia
Campeão Categoria e Absoluto Copa Brazlândia
Campeão Categoria Rock Straike
Campeão Absoluto 1ª Copa Recanto
Campeão Categoria e Absoluto 2ª Copa Sobradinho
Campeão Categoria Brasiliense
Terceiro Colocado Categoria Floripa Open
Terceiro Colocado Categoria Floripa Open NO-GI
Campeão Categoria Open Noro Fighter
Campeão Categoria 1ª Etapa Brasiliense
Campeão Categoria e Absoluto Brasília Open
Campeão Categoria Centro-Oeste
Terceiro Colocado na Categoria Seletiva de Abu Dhabi
Campeão Categoria e Absoluto Copa Campeões
Campeão Categoria Campeonato Goianão de Jiu-Jitsu
Campeão Categoria e Absoluto 1ª Etapa Circuito
– Betinho
Bicampeão Mundial de Jiu-Jitsu
Terceiro colocado no Mundial de Jiu-Jitsu
Tetracampeão do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu
Tetracampeão do Campeonato Centro-Oeste
Bicampeão Internacional de Master
Vice-campeão Internacional de Master
Terceiro colocado no Internacional de Master
Campeão Pan Americano
Hexacampeão do Campeonato Brasiliense
– Pedrinho Moura
Campeão Mundial de Jiu-Jitsu
Campeão Pan Americano
Campeão Sul Americano
Campeão Brasília Open
Campeão Brasileiro de Equipes
Decacampeão Brasiliense
– Nina Moura
Bicampeã Mundial
Bicampeã Brasileira
Campeã Brasileira sem Kimono Peso e Absoluto
Campeã Europeia
Campeã Sul Americano
Duas vezes Vice-campeã Mundial
– Kássio Fernandes
Campeão Mundial de Jiu-Jitsu
Campeão do Nagga
Pentacampeão do Campeonato Centro-Oeste de Jiu-Jitsu