Principais

Alunos do RenovaDF recuperam equipamentos públicos do Núcleo Bandeirante

Nos próximos três meses, 200 aprendizes vão aplicar seus conhecimento reformando parquinhos, quadras esportivas e academias comunitárias

Os equipamentos públicos do Núcleo Bandeirante estão sendo totalmente reformados. Quase 200 alunos do programa RenovaDF têm usado parquinhos infantis, academias comunitárias e quadras esportivas da região como sala de aula – enquanto aprendem novos ofícios, recuperam os espaços para a comunidade. Atualmente, os aprendizes estão concentrados em cinco pontos da cidade.

‌O RenovaDF ensina noções básicas de carpintaria, jardinagem, serralheria e hidráulica, entre outras especialidades. Enquanto se qualificam, os alunos recuperam espaços públicos da cidade, como praças, parquinhos, quadras poliesportivas, campos sintéticos de futebol e viadutos. Mais de 1.200 equipamentos ganharam uma cara nova pelas mãos dos aprendizes do programa, que já passou por 14 cidades do Distrito Federal.

‌“O conceito do programa é a qualificação profissional. E como os alunos aprendem na prática, eles revitalizam nossa cidade, com reformas importantes em espaços públicos que muitas vezes eles próprios vão utilizar”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), Thales Mendes. “No final, todo mundo sai ganhando: as pessoas se qualificam e os equipamentos públicos são renovados”, completa.

Desde segunda-feira (10), os alunos têm se dedicado a aprender sobre pintura, serralheria, jardinagem e pequenos serviços da construção civil. Os conhecimentos estão sendo aplicados em um campo de grama sintética, duas quadras poliesportivas e três parquinhos infantis. Instrutor do programa, Vicente Barreto comemora a evolução dos aprendizes. “Estou muito satisfeito com o desempenho da turma, está ficando lindo”, comemora.

‌Quem também está feliz com a atuação dos alunos é a aposentada Elenice Souza de Carvalho, 61 anos. Em suas caminhadas diárias, a moradora do Núcleo Bandeirante acompanha de perto os cursos do RenovaDF. “Passo sempre por um parquinho que está ganhando pintura nova, limpeza, troca de areia. É uma felicidade ver a cidade sendo bem-cuidada, levanta a autoestima da região”, conta.

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site