Ano passado, Carla Carvalho venceu a Jungle Marathon, na selva amazônica.
Agora, encara um novo desafio em Portugal
Carla Carvalho, ultramaratonista da Unique Fitness, participará, pela primeira vez, da Peneda-Gerês Trail Aventure, em Portugal. A Ultramaratona testa os limites dos competidores com distâncias além dos tradicionais 42km das maratonas. Outra diferença é o terreno. As provas acontecem em trilhas, longe do asfalto e do concreto das cidades.
Peneda-Gerês Trail Aventure é uma competição organizada por Carlos Sá, um dos principais nomes deste esporte. A prova acontece entre os dias 26 de abril e 3 de maio, no Parque Nacional de Portugal. “É uma prova aberta para convidados. Estarão lá todos os campeões europeus. Sendo assim, a minha expectativa é ser a melhor brasileira classificada”, conta a atleta que também destaca a importância de se adaptar rápido às diferenças de temperatura e às dificuldades com o terreno. “O clima é outro e não temos montanhas aqui para treinar.
Para superar os percursos, Carla mantém uma rotina de treinos de terça a domingo. Durante a semana, a ultramaratonista está na Unique Fitness. Na academia, a atleta faz alongamento, reforça A preparação física com a musculação e participa das aulas de spinning, visando a parte cardiovascular. Ela também começou na natação, com um trabalho de recuperação muscular. Sábado e domingo são os dias de colocar o pé na estrada e treinar “no mato”, como ela conta.
Carla é fisioterapeuta e tem um histórico no esporte. Ela foi da seleção brasileira de handebol e começou a correr em 2012. No ano passado, a atleta alcançou o melhor resultado dela ao chegar em primeiro na Jungle Marathon. Carla foi a mais rápida entre homens e mulheres. Considerada uma das provas mais difíceis da modalidade, a competição aconteceu no meio da floresta amazônica. Ao total foram percorridos 140km, divididos em quatro etapas.
Depois de Portugal, Carla Carvalho volta para o Brasil e participa do Endurance Challenge Ultra Trail Agulhas Negras 2015. A competição será no Parque Nacional do Itatiaia, localizado em Visconde de Mauá, no estado do Rio de Janeiro, entre os dias 21 e 24 de maio.
Em agosto, a atleta disputa o Ultra-Trail du Mont-Blanc na Europa. “É a Copa do Mundo da Ultramaratona”, define. O evento passa pela Itália, França e Suíça e tem números impressionantes, com quatro categorias. Na chamada a “Rainha das Corridas”, são esperados 2.300 competidores, que deverão percorrer 170km. O tempo estimado de prova é de 20 horas, mas os atletas terão até 46 horas para completar o trajeto.