No sábado (5), o ginásio do SESC Ceilândia foi o palco das grandes decisões do Campeonato Brasiliense de Futsal 2021. Com muita bola no fundo das redes, partidas eletrizante e sem a presença de público, o último dia de competições da Federação Brasiliense de Futebol de Salão definiu os campeões das categorias Adulto, Sub-20, Sub-17 e Sub-15, todas pelo naipe masculino.
Confira como foram os confrontos das finais:
Sub-17
No primeiro confronto do dia, a decisão da categoria Sub-17 foi bastante disputada. No tempo normal, as equipes da Aruc e Nova Geração empataram em 1 x 1. Com isso o duelo foi pra prorrogação e em novo empate, desta vez por 0 x 0, a Aruc sagrou-se campeã no critério de desempate por ter realizada a melhor campanha na primeira fase.
O artilheiro da Sub-17 foi o atleta Gustavo Silva, do Brasília Futsal/SESC, com 9 gols marcados. A defesa menos vazada foi do Nova Geração com 11 gols sofridos.
O diretor de esportes da Aruc, Lucas Da Luz, falou sobre a conquista da Aruc em levantar a taça de campeã da categoria Sub-17 Masculina. “Em nome da Aruc, quero agradecer a todos os times que participaram da competição e fizeram dela incrível. Quero também agradecer ao nossos atletas e representantes. Com muita luta e garra que são as qualidades da ARUC conseguimos nos tornar campeões. Esse foi um início de ano muito bom pra instituição, vamos continuar o trabalho com muita garra e dedicação”, concluiu o dirigente.
Sub-15
Na sequência aconteceu a final entre Nova Geração e Brasília Futsal/SESC. Com uma bela apresentação, o time da casa venceu a partida por 3 x 0 e levantou a Taça da categoria.
A artilharia ficou com o atleta do Daniel Alves dos Reis Filho – VIGAS/ATACADÃO DIA A DIA, com 13 gols marcados. A defesa menos vazada foi do time da Aruc com 10 gols sofridos.
O presidente do Brasília Futsal, Tiago Fernandes exaltou seu sentimento em ver o time Sub-15 conquista de forma inédita o título e a vaga na Taça Brasil de Clubes. “Estou muito feliz e orgulhoso pelo time Sub-15 que conquistou o título de campeão e garantiu a vaga pela primeira vez na Taça Brasil. Isso foi muito importante pelo projeto que completa 16 anos e é a primeira vez que colocamos uma equipe da base na competição nacional”, disse Tiago.
Adulto
A terceira decisão do dia foi marcada pela grande partida na categoria principal entre Aruc e Arte Líder. No tempo normal a bola balançou as redes diversas vezes e o jogo terminou o empate em 6 a 6. Na prorrogação, o Arte Líder abriu o marcador e forçou a Aruc a implementar o goleiro-linha. A estrategia da Aruc acabou não dando certo e acabou sofrendo mais dois gols, com a prorrogação terminando em 3 x 1 a favor o Arte Líder que sagrou-se campeão.
O artilheiro da categoria Principal foi Guilherme Freire da Silva – TIGRES BRASÍLIA – 12 gols. A defesa menos vazada ficou com a Aruc, com 25 gols sofridos.
O presidente do Arte Líder, Duarte, comentou sobre a conquista de sua equipe em seu primeiro ano filiado a Febrasa. “Com 8 anos nas quadras do DF, essa foi uma das nossas principais conquistas. Esse último ano conseguimos nos federar e para nossa alegria nos tornamos campeões. A final um lindo jogo de futsal, com duas equipes velozes que propõem o jogo que somos nós e o time da Aruc. Em um momento do jogo estávamos perdendo por 6 x 3 e eu pedi tempo para arrumar o time, isso foi bom que daí conseguimos empatar e levar para a prorrogação. A base de dos atletas do principal se conhecem desde a adolescência e hoje a maioria são pais de família e são cidadãos formados. Esse pode ter sido um fator determinante para esse grupo forte e para a conquista. Agora vamos aproveitar a oportunidade e nos prepararmos para uma boa campanha na 1ª divisão da Taça Brasil de Clubes”, disse o dirigente.
Sub-20
Por fim, para fechar o Campeonato Brasiliense de Futsal 2021, o Brasília futsal duelou com o Tigres e bateu o adversário por 6 x 3, sagrando-se campeão da categoria Sub-20.
O artilheiro da Sub-20 foi o atleta Diego Pereira de Miranda – AJJR – 15 gols. A defesa menos vazada foi do Brasília Futsal/SESC com 20 gols sofridos.
O presidente do Brasília Futsal, Tiago Fernandes falou sobre a conquista de mais um título e parabenizou sua equipe, comissão técnica e a Febrasa pelo sucesso da competição. “É muito gratificante garantir o título da categoria Sub-20 pois sei bem como foram as dificuldades encontradas, com alguns atletas tendo algumas dificuldades financeiras entre outras coisas. Soubemos superar tudo isso e conquistar o título e a vaga na divisão especial da Taça Brasil. Quero também parabenizar a minha comissão técnica e por fim a Federação pelo aumento de equipes em todas as categorias. Isso engrandece a competição e mostra que existem diversas equipes de futsal com muita qualidade no DF”, finalizou o presidente do Brasília Futsal.
Precaução, Dever Cumprido e Oportunidades
O Presidente da Febrasa, Paulo Bulhões, sintetizou o progresso que a Federação tem alcançado nos últimos meses com as realizações das competições e a chegada de novos filiados para a Federação. “O Campeonato Brasiliense 2021 foi mais um passo de sucesso para alavancar o futsal oficial do DF, onde estamos nos últimos anos sempre oportunizando os acessos. Tivemos ainda a dificuldade e restrições da pandemia e felizmente a vacina chegou. Realizamos a competição com toda prevenção possível, fazendo com que os jogos fossem disputados e mantendo a modalidade na crescente. Tivemos mais adesões de equipes desde a Taça Brasília 2020/21 e dessas novas tanto masculino quanto feminino, lutaram e chegaram nas semi e finais conseguindo mostrar as suas forças no esporte. Esse campeonato foi mais uma nova superação, não apenas da FEBRASA mas de quem realmente abraça a modalidade. Parabéns para todos!”, concluiu o representante da Federação Brasiliense de Futebol de Salão.
O Campeonato Brasiliense de Futsal 2021 tem o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal, através do termo de Fomento nº 55/2021 e realização da Febrasa – Federação Brasiliense de Futebol de Salão.