Prática de esporte precisa de atenção redobrada

0
18

Fonte: Secretaria de Esporte e Lazer do DF

Com a autorização do uso de equipamentos e espaços públicos que incentivam a prática de esporte e a retomada de eventos esportivos , a população do Distrito Federal precisa manter as medidas de segurança para evitar a proliferação do novo coronavírus. Entre as recomendações dos infectologistas estão o uso da máscara e de álcool gel.

A gerente de Risco da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, Fabiana de Mattos, lembra que as pessoas precisam se adaptar à nova realidade. “A população deve ter consciência. Se está com sintomas gripais, evite ir para a rua e, sempre, mantenha distância de dois metros do próximo. Ao chegar em casa, coloque a roupa para lavar e tome banho”, reforça.

No caso de utilização de equipamentos públicos, como os Pontos de Encontro Comunitários (PECs), Fabiana alerta para a importância da higienização do local antes e depois do uso. “O ideal é que o usuário leve um frasco com álcool 70% e um pano para fazer a limpeza. Não é possível saber se quem usou antes limpou”, comenta. “Também é preciso levar máscara extra, pois se a que está usando molhar, é necessário substituir o item”, ressalta.

Em piscinas de clubes, a recomendação é fugir de aglomerações, de acordo com a gerente de Risco da Vigilância Sanitária. “O vírus é transmitido pelas vias aéreas, mas a água da piscina é tratada com cloro. Porém, é uma área pública e não se sabe se as pessoas que estão ali estão com sintomas gripais. A saída é ficar, pelo menos, a dois metros de distância”, aconselha.

Incentivo

Segundo a secretária de Esporte e Lazer, Celina Leão, todas as liberações esportivas feitas na capital foram criteriosamente avaliadas por vários órgãos do governo local. “Temos feito de tudo pensando na saúde das pessoas e na retomada de atividades físicas, que são importantes não só para aumentar a imunidade e a saúde física, mas também a mental. Nossa avaliação tem sido positiva sobre essas ações”, salienta.

Artigo anteriorAtleta de futevôlei defenderá título brasileiro por meio do Compete Brasília
Próximo artigoAtleta brasiliense de futevôlei volta de torneio com medalha de bronze
Viver Sports
A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site