Fonte: Secretaria de Esporte e Lazer do DF
O primeiro dia de competições do Grand Slam Brasília terminou com noves medalhas para os atletas brasileiros sendo duas medalhas de ouro, quatro de prata e três de bronze. E não foi apenas os atletas nacionais que saíram satisfeitos dos tatames do Centro Internacional de Convenções do Brasil, neste domingo (6). A festa também foi do público que compareceu em massa para prestigiar o evento.
A torcida não tirou os olhos dos brasileiros durante todo dia de competição. O público total foi de 3198. E eles presenciaram a maior competição de judô que o Distrito Federal já recebeu. E ainda conferiram cinco finais brasileiras. O primeiro ouro do Brasil veio com a dobradinha no pódio com Eric Takabatake (-60kg), medalha de ouro, e Allan Kuwabara, que ficou com a prata. A outra medalha dourada brasileira foi de Daniel Cargnin (-66 Kg) após vencer o italiano Manuel Lombardo.
“A equipe masculina está passando por uma renovação. Eu só tenho a agradecer a quem me ajudou e estou muito feliz pela medalha e agora ir atrás de outros resultados importantes também”, destacou o atleta gaúcho Daniel.
Nas arquibancadas o clima era de muita festa e celebração. O CICB ficou pequeno para a torcida que foi conferir os ídolos do judô como Rafaela Silva, Charles Chibana, Eric Takabatake e Daniel Cargnin.
Na fila para assistir as lutas finais, a administradora Adriana Braga, 49 anos, acompanhada pelo personal trainer, Nonato Peres, 47 anos e Davi Lucas, de 6 anos. “Eu fiz questão de trazer meu filho para mostrar este grande evento aqui em Brasília. É algo que vai ficar na história dele. Nós também praticamos judô e o Grand Slam Brasília faz ele ver os ídolos e aprender um pouco mais”, comentou Nonato. Ele e o pequeno Davi são alunos de Takeshi Miura, faixa vermelha 9o Dan e do árbitro André Mariano, que representa o Brasil nesta competição.
Para o secretário de Esporte e Lazer, Leandro Cruz, o Distrito Federal e os judocas de Brasília abraçaram o Grand Slam, e isto foi fundamental para o sucesso do primeiro dia do evento. “Encerramos o primeiro dia, do maior Grand Slam da história brasileira, com muito sucesso e alegria. Com uma sensação de dever cumprido. As arquibancadas ficaram lotadas. A população de Brasília e a família do judô do DF estavam presentes assistindo e envolvidos na organização; Eles trabalharam para o bom funcionamento do evento. E do ponto de vista esportivo nós vibramos com as finais dos atletas nacionais. Foi um domingo muito positivo”, destacou.
O Grand Slam Brasília será realizado até terça-feira. Nesta segunda-feira, as disputas começam as 11 horas da manhã.
Grand Slam Brasília
A competição conta com a participação de 360 atletas de 61 países, que disputam, em 14 categorias, pontos no ranking classificatório para os Jogos Olímpicos. Esta será a quinta vez que o Brasil recebe o evento – as quatro primeiras edições (2009 a 2012) ocorreram no Rio de Janeiro.