O programa Compete Brasília criado pela Secretaria de Esporte já beneficiou nos primeiros sete meses deste ano 1.330 atletas, alcançando o total de atendimentos realizados em todo ano de 2012.
Para o secretário de Esporte, Julio Ribeiro, o programa reflete o momento do esporte no DF. “Nós confiamos em nossos atletas e estamos trabalhando no sentido de reforçar os apoios e benefícios para diversas modalidades. É gratificante contribuir para que nossos atletas possam buscar seu objetivo e conquistar seus sonhos”, ressalta.
Todas as semanas, atletas e comissões técnicas das mais diversas modalidades são beneficiados por meio de passagens aéreas e terrestres para representar o Distrito Federal em competições nacionais ou internacionais.
O programa também beneficia paratletas da cidade. Um dos paratletas profissionais atendidos pelo programa Compete Brasília é Bruno de Paula Peres Braga, 22 anos. Para ele, o programa é responsável por ter proporcionado a sua participação em vários campeonatos de tênis de mesa em diversos países como Alemanha, França, EUA, Costa Rica e Itália.
“Quanto mais torneios eu puder participar mais eu melhoro o meu ranking e tenho mais chance de chegar às Olimpíadas”, conta o paratleta, tetraplégico há seis anos. Bruno é hoje o 20º no mundo em sua classe e o 2º melhor brasileiro no ranking mundial em sua categoria. Até o final deste ano, ele pretende estar entre os 10 melhores do mundo.
Como participar – Os atletas e paratletas interessados em se beneficiar do Compete Brasília devem ser residentes e domiciliados no Distrito Federal por no mínimo dois anos e estar em situação regular com a Federação Esportiva de sua modalidade.
O atleta deve solicitar por escrito o pedido com 20 dias de antecedência da viagem. No formulário, disponível no site da Secretaria de Esporte, é preciso informar os dados da competição a qual pretende participar e anexar o currículo. Fonte: Secretária de Esportes