Atletas comemoram a evolução do evento e a comunhão entre pessoas
Por Giovanna Reis
No dia 1º de junho, o Parque do Setor O recebeu o torneio de dominó no local. A modalidade, que já faz parte da programação esportiva há alguns anos, ganhou espaço ampliado com apoio do Governo do Distrito Federal e da Secretaria de Esporte, reforçando a importância do jogo como prática de lazer, inclusão e socialização.
Jean, mais conhecido como Hugo, representante da Federação do Dominó da Ceilândia, comemorou a realização da atividade no parque e destacou o papel do dominó como ferramenta de integração.
“O dominó é um esporte de inclusão, que reúne diferentes tipos de jogadores homens, mulheres, pessoas com deficiência visual e auditiva. Com esse apoio do governo, o evento fica ainda mais especial. Essa é a nossa primeira edição no parque, mas já organizamos olimpíadas de dominó há anos, sempre incentivando a prática e a união entre os participantes”, afirmou.
A modalidade, segundo os organizadores, é uma aliada importante na promoção da saúde mental e da convivência social, especialmente para o público da terceira idade.
“Criamos uma associação com a intenção de trazer principalmente os idosos para o convívio. Ela cresceu e já realizamos entre 400 e 500 eventos, desde olimpíadas nacionais até atividades em escolas e penitenciárias. O dominó é um jogo que leva presença, interação e qualidade de vida por onde passa”, contou Wilton Bica, também da organização.
A jovem Sandy Guimarães, de 23 anos, participou do evento e falou sobre o prazer de jogar dominó. “O que eu mais gosto no dominó é a comunhão com os amigos, o encontro, a diversão. Eventos como esse atraem mais gente e mostram que o dominó pode, quem sabe um dia, virar até uma modalidade oficial reconhecida na cidade”, disse animada.











