Fonte: Ronaldo Marcato / Assessoria Tecnokart
No próximo final de semana os motores voltam a roncar no Kartódromo Ferrari Kart onde será realizada a última etapa da 5ª temporada no NTSec Tecnokart, etapa essa que será a de número 50 do campeonato que mais cresceu no Distrito Federal nos últimos anos.
Atualmente somadas todas as categorias em disputa, Categoria principal, Copa Tecnokart para pilotos iniciantes e o Tecnokart Só para Elas, essa última exclusiva para o público feminino.

Grandeza e qualidade também foram mostradas por André Martinho na etapa anterior do campeonato em que o piloto Brasiliense garantiu, antecipadamente, o título do torneio, superando todos os 60 competidores de sua categoria ao chegar a inatingíveis 77 pontos conquistados. Assim, na última corrida do ano Martinho irá apenas cumprir tabela e receber o merecido troféu de campeão, afinal foram nada menos que 8 pódios em 9 etapas disputadas.
Ainda assim, a emoção está garantida na última etapa do ano, pois restam muitas disputas por posições no grupo principal e nas demais divisões do campeonato. Na Série A, em que André Martinho já arrematou o título, sete pilotos ainda lutam pelas últimas duas vagas do pódio final da categoria, sendo os principais concorrentes, Henrique Ferreira com 67 pontos, Régis Ribeiro com 57 pontos e Liander Michelon com 51.
Na Série B a liderança é do piloto Gustavo Thomé com 66 pontos, seguido de perto por José Dalla e Fernando Matos, ambos com 64 pontos. Na Série C o líder é Dirceu Galão que totaliza até aqui 69 pontos, tendo como principais perseguidores Renan Araújo com 64 pontos e Ricardo Freitas com 62.
Já na Copa Tecnokart é impossível fazer qualquer previsão em relação a quem será o campeão da temporada 2019, visto que após 4 etapas seis pilotos estão separados por apenas 7 pontos. A lista de postulantes ao título inclui Raul Oliveira e Thomas Newlands, ambos com 58 pontos, Carlos Lopes e Felipe Saldanha empatados com 57 pontos, Hugo Leonardo com 53 pontos e Rafael Alves com 51, o que mostra a evolução desses pilotos que até então possuíam pouca ou nenhuma experiência no mundo do kart.

Por fim, pela primeira vez correndo no mesmo dia das demais categorias do Tecnokart as mulheres irão fechar as finais do torneio. A bateria do Tecnokart Só Para Elas é sempre uma das mais esperadas pelo público, visto a evolução das pilotos que tem movimentado o Ferrari Kart com treinos semanais e evoluindo a ponto de algumas delas já estarem inscritas para correr a categoria principal em 2020.
Como não podia ser diferente, a luta pelo título entre as mulheres também está acirradíssima, mas as favoritas são Anna Carolina (67 pontos), Raquel Nogueira (62 pontos), Álice Alinne (56 pontos) e Kelly Cardoso com 54 pontos. A campeão da primeira edição foi Raquel Nogueira e o vice ficou com Anna Carolina após disputarem a Match Race já que ambas terminaram empatadas em todos os critérios de desempate.
Yuri Mendes, proprietário do Ferrari Kart e apoiador do campeonato desde sua chegada ao Distrito Federal acompanha de perto o crescimento do kartismo feminino em Brasília e atribuí a iniciativa da organização do Tecnokart em promover o Tecnokart Só Para Elas como um dos principais motivos do crescimento do interesse das mulheres pelo esporte: “ Desde que o Tecnokart Só Para Elas teve início, com baterias exclusivas no Ferrari Kart, o público feminino aumentou significativamente. Hoje não há um único dia em que o Kartódromo não atende uma cliente e isso é motivo de orgulho, pois até então o kartismo sempre foi visto como uma modalidade esportiva predominantemente masculina, tabu esse que vem sendo quebrado.“
Ainda segundo Yuri, é muito gratificante ver a integração entre as meninas antes e depois das corridas. Ele lembra que esporte não é só competição e que proporciona novas amizades, diversão, além de saúde e bem-estar.
Para estimular a prática do kartismo pelas mulheres o Ferrari Kart pratica preços diferenciados para o público feminino, tanto para baterias de treinos como para cursos de pilotagem e que isso tem motivado as mulheres a evoluírem rapidamente. Segundo Yuri “a cada mudança de traçado anunciada pelo Kartódromo as meninas ficam ansiosas para logo ir para a pista treinar e já podemos dizer que muitas já estão aptas a competir em campeonatos com grau de dificuldade maior.“

O Tecnokart cresceu muito em 2019 atingindo a marca de 118 pilotos inscritos para seus campeonatos. Gustavo Dutra, presidente do Tecnokart acredita que o torneio de iniciantes e o exclusivo para as mulheres têm contribuído para o crescimento do esporte amador no Distrito Federal: “ A criação dos novos torneios em 2019, o para iniciantes e das mulheres, superou nossas expectativas. A demanda por vagas nessas competições foi muito alta e os novos adeptos estão frequentando o kartódromo para treinos e evoluindo cada vez mais. Muitos dos pilotos que iniciaram esse ano nas competições irão participar do principal torneio do Tecnokart em 2020, o que para nós é muito gratificante.
A 5ª etapa e última etapa da fase final do NTSec TECNOKART acontece no próximo sábado (02), no Kartódromo Ferrari Kart, com a largada da primeira bateria prevista para às 14:15.A entrada franca. Maiores informações pelo telefone (61)98869.6685.