Proporcionar oportunidades para os atletas do Distrito Federal mostrarem seus talentos é uma iniciativa muito bem-vinda. E dar a chance disso acontecer sem que eles tenham de sair da cidade, é melhor ainda. Porém, sabemos que não é tão simples assim. Não se trata apenas de uma decisão, mas de muitas questões, entre elas estrutura e apoio financeiro.
De 8 a 12 de fevereiro, foi realizado, no Gama, a Copa Brasília de Futebol de Base, uma iniciativa da guerreira Joanildes Henrique, figura conhecida na cidade, por sua dedicação às categorias de base. Ela uniu forças com o Centro de Treinamento de Futebol do Paraná (PSTC), juntamente à JDG Produções e Eventos para fazer a competição acontecer e de maneira fantástica.
Foram cinco dias de jogos de alto nível para as categorias Infantil e Juvenil. Os confrontos finais ocorreram domingo, com a participação do CFZ Park Way nas duas decisões, contra Lunabel e Penharol, respectivamente. Disputas à parte, o melhor de tudo foi a organização. Os envolvidos mostraram que Brasília tem seus talentos e que não é preciso tirá-los daqui para se exibirem lá fora. Na verdade, o que ficou bem evidente é que se houver mais participação da iniciativa privada e, principalmente, do Governo do Distrito Federal, muito pode ser feito aqui em prol das categorias de base.
O secretário de Esportes do Distrito Federal, Célio René, que tem acompanhado muitos eventos esportivos na cidade, esteve presente e ficou muito satisfeito com o trabalho desenvolvido. Ele ressaltou a importância de uma parceria maior entre governo e comunidade. Isso é o que todos esperam.
Por isso, fica a expectativa de que possamos unir forças, não apenas para mostrar que Brasília é um celeiro de talentos, mas também para valorizá-los. Eles merecem!