Isolamento social é a ação mais eficaz para combater a proliferação do coronavírus
Kátia Sleide
Nos últimos dois meses o mundo está em pavorosa com os casos do novo coronavírus. A Organização Mundial de Saúde, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal têm emitido inúmeros alertas e decretos para conter a proliferação da doença.
Desde a semana passada, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, tem determinado uma série de medidas para tentar impedir a proliferação do vírus. Entre elas:
- Suspensão das aulas em instituições públicas e privadas;
- Suspensão de eventos com público maior a cem pessoas;
- Suspensão das atividades de cinemas e teatros;
- Fechamento de academias;
- Medição de temperatura de passageiros no aeroporto e rodoviária interestadual;
- Realização de exames compulsórios em pacientes com suspeita;
- Mudança no atendimento de órgãos públicos;
- Suspensão de visitas em presídios;
- Home office para servidores em grupos de risco
- Ponto facultativo para servidores do GDF até 20 de março;
- Fechamento de parques, boates, feiras e shoppings.
Infelizmente, grande parte da população está ignorando as orientações e desacreditando no potencial do novo coronavírus, o que intensifica absurdamente o contágio. Uns levam para o lado político, outros acreditam que estão fora do grupo de contágio por não ter condições de viajar para fora do país. E grande maioria vê a situação caótica como se ela estivesse bem distante.
Seja qual for a sua motivação para não acreditar que estamos diante de um potente e mortal vírus, entenda que, nesta situação de pandemia, você não pode agir por conta própria e colocar em risco a saúde de milhões de pessoas.
Portanto, peque pelo excesso e não pela omissão. Fique atento às recomendações dos órgãos competentes.
Para o público esportista, vai um apelo: suspenda toda e qualquer atividade (treino, competição, malhação, encontros, reuniões e afins). Com sabedoria, união e amor ao próximo vamos superar essa pandemia e logo a rotina voltará ao normal.
E um alerta a todos: tirem as crianças das ruas, parques, quadras, campos. Evitem sair de casa sem ter necessidade. A ação mais eficaz para combater a proliferação do coronavírus é o isolamento social.
#fiqueemcasa! Não se trata de histeria, e, sim, de responsabilidade um com o outro.