O Centro de Saúde n°9 do Cruzeiro Novo realiza há três anos o projeto “O sorriso da esperança”, com o objetivo de precaver desde pequenos problemas odontológicos até o câncer bucal. Até o fim deste mês, cerca de 70 pessoas participarão das palestras informativas.
“Lá no grupo nós ensinamos aos participantes pequenas técnicas de prevenção para detectarmos possíveis problemas bucais. Qualquer calinho ou ferida que o paciente encontrar pode ser o princípio de algo grave, como o câncer bucal”, informou a dentista Astrid Aboud.
Os cinco profissionais que integram a Unidade de Odontologia do centro também atuam no projeto. A ideia é informar a população quanto aos riscos à saúde bucal.Os participantes do grupo assistem a palestras demonstrativas e recebem cartilhas que ensinam a melhor forma de escovar os dentes e os principais cuidados a serem tomados.
Caso seja detectado algum problema mais grave nos participantes, o Centro de Saúde encaminha o paciente direto ao atendimento do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), que é a referência de atendimento odontológico da região norte.
Para participar do grupo “O sorriso da esperança” é necessário fazer um pré-cadastro no próprio Centro de Saúde. O interessado deve levar o número do SES, RG e nome completo e procurar a técnica em enfermagem Glória Celma. Fonte: Agência Brasília