EsportesMais EsportesPrincipais

Tradicional Maratona de Brasília volta para comemorar o aniversário da cidade

Após 25 anos, a Maratona volta às ruas da capital federal no dia do aniversário de Brasília

Para comemorar os 63 anos de aniversário de Brasília, que será celebrado no próximo dia 21 de abril (dia da corrida), o Correio Braziliense, com apoio institucional da Secretaria de Esporte e Lazer do DF, vai voltar a promover, após 25 anos, a tradicional ‘Maratona de Brasília’ – prova de 42km, que está de volta ao calendário esportivo do Distrito Federal.

Além da prova de 42km, o evento conta com os trajetos de 10km e 5km. Ao todo, serão disponibilizadas 2 mil vagas e as inscrições podem ser feitas no site centraldacorrida.com.br. A idade mínima para participação na maratona é de 20 anos e para as provas de 10km e 5km é de, pelo menos, 16 anos. Poderão participar corredores de todas as regiões. O evento também inclui categoria para pessoa com deficiência e categoria olímpica.

Para o secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Julio Cesar Ribeiro, a Maratona vai embelezar o aniversário da cidade. “A iniciativa do Correio é muito importante. Costumo dizer que Brasília é a capital do esporte. Temos vôlei, basquete e futsal na primeira divisão. E as corridas de rua também fazem parte desse rol de esportes que engrandecem a cidade. A Maratona chega para reafirmar que o esporte precisa, sim, receber investimento”, aponta.

A largada acontecerá às 7h, no estacionamento do Complexo Cultural Funarte, no Eixo Monumental. O percurso da prova de 42km passará, pelos dois sentidos do Eixo Monumental, cruzará os Eixos Sul e Norte e voltará ao centro da capital no acesso à Igreja Rainha da Paz até terminar no estacionamento da Funarte.

Julio afirma que o objetivo do GDF é transformar a prova em um evento anual, e já garante que a tradicional ‘Corrida de Reis’ será retomada em 2024, após quatro anos sem sua realização. “As iniciativas são apenas o início das políticas públicas voltadas ao esporte. A agenda esportiva não vai parar. Todos os finais de semana, teremos modalidades se destacando por Brasília”, ressaltou.

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site