Equipe derrotou a AJJR/APB por 6 x 0 e conquistou o troféu da categoria Adulto Masculina
Kátia Sleide
O ginásio do Cruzeiro recebeu dois duelos finais da Taça Brasília de Futsal 2019. No confronto decisivo da categoria Adulto Masculina, o Brasília Futsal/Icesp derrotou a AJJR/APB por 6 x 0 e sagrou-se campeão. No jogo preliminar, o Taguatinga derrotou a AJJR/APB por 3 x 2 e ficou com o título da Sub-11 Masculina.
Clima amistoso, equipes dispostas a jogar o bom futsal e o troféu de campeão na disputa. Foi neste clima que o Brasília Futsal/Icesp e a AJJR/APB deram um show em quadra em jogo digno de uma final.
No primeiro tempo, as equipes mantiveram um jogo dinâmico e equilibrado. O placar, embora as várias chances, não saiu do 0 x 0 e a promessa era de grandes emoções na etapa final.
E foi no segundo tempo que o Brasília Futsal/Icesp se sobressaiu à equipe adversária e impôs seu ritmo. Com gols de João Pedro (22’23); Iggor Ribeiro (29’10); Luan Batista (31’40 e 37’34); Anderson Rocha (34’39); e Leandro Ferreira (37’54), o time fechou o placar em 6 x 0 sobre a AJJR/APB e conquistou o troféu de campeão da Taça Brasília de Futsal 2019 – categoria Adulto Masculina.
Anderson Rocha (Zói) foi o artilheiro da competição; a defesa menos vazada ficou com a Aruc/Upis/AABB (terceira colocada). Os troféus destinados à Aruc foram entregues ao Sr. Cláudio da Luz, que treinou a equipe em outros tempos.
Destaque
Vale destacar o clima amigável em que ocorreu o confronto final entre Brasília Futsal/Icesp e AJJR/APB. Durante a partida, a torcida fez o seu papel nas arquibancadas. Em quadra, os atletas e comissões técnicas garantiram o espetáculo.
Sem violência, sem animosidade e em clima de muito respeito, a partida foi encerrada sem a aplicação de nenhum cartão (amarelo ou vermelho). Quem foi ao ginásio do Cruzeiro acompanhou o mais puro espetáculo de futsal entre duas grandes equipes. No final, os amantes da modalidade é que saíram ganhando. E isso fortalece o futsal do Distrito Federal. Parabéns às equipes e aos seus dirigentes!
Cláudio da Luz: uma história de amor ao futsal do DF
Além das finais das categorias Sub-11 e Adulto Masculina da Taça Brasília de Futsal, o ginásio do Cruzeiro foi palco de grandes emoções, com a presença de um dos fundadores da Federação Brasiliense de Futebol de Salão (FEBRASA), o sr. Cláudio da Luz.
Quando a figura ilustre entrou no ginásio, a emoção veio à tona. Personagens do futsal que se encontravam no local e que tiveram a honra de conviver com o “homem carismático” da Febrasa de todos os tempos iam ao seu encontro para registrar o momento.
A cada um que ele encontrava, seus olhos marejavam. Houve momentos marcantes em que as lágrimas caíram com vontade. Em um deles, quando encontrou o dirigente da equipe AJJR Futsal, o Sr. Alex Borges. Não foi diferente quando se deparou com o diretor de arbitragem da Febrasa, Átila Morais. E a cena se repetiu quando o técnico do Brasília Futsal/Icesp, Mistura, o apresentou à nova geração (equipe campeã da categoria Adulto Masculina).
Em meio às emoções e reconhecimento, foi Cláudio da Luz, figura ilustre, de 86 anos, que naturalmente brilhou mais que todos no evento da Febrasa.
Segundo Cláudio da Luz, o momento foi ímpar. “Entregar as premiações foi uma emoção muito grande. Aquele time que foi campeão da Adulto (Brasília Futsal/Icesp) nem me conhecia. O Mistura é que falou um bocado sobre mim e eles me aplaudiram. Foi uma emoção muito grande”, lembra.
Ele conta que não participava de um evento da Febrasa há uns cinco anos. E, para quem viveu para a Federação Brasiliense de Futsal – foi presidente, vice-presidente, árbitro, diretor de arbitragem, diretor técnico, superintendente administrativo, dentre outras funções, de 1964 a 2014 – passou um filme na cabeça. “Minha vida toda foi na federação. A Federação foi minha vida. E entregar uma premiação de um campeonato que eu criei é emocionante demais”, frisou o eterno presidente.
Para ele, o dia foi perfeito. “Encontrar o Alex, que é um grande amigo meu, foi muito bom. Ele faz um trabalho fantástico. Pegar aquela garotada e fazer o que ele faz é impressionante. Encontrar o Hélio Santos, que conheço desde novo. O Jonas Figueiredo, que era moleque. Agora, estão todos velhos, que nem eu…”, risos.
“Quero agradecer a vocês pela oportunidade de fazer a entrega da premiação, principalmente para os garotos e depois para os adultos. Boa parte do time do Alex me conhece, mas o que foi campeão (Brasília Futsal/Icesp) não me conhecia”. E se despede: “Até qualquer dia nas quadras. Quero voltar mais vezes”.
Encontro entre o passado e o presente
A história de trabalho e dedicação de Cláudio da Luz pelo futsal do Distrito Federal no período em que esteve à frente da Febrasa não passou despercebido pelo atual presidente da entidade, Paulo César Bulhões Wassouf.
De acordo com Paulo Bulhões, foi muito especial conhecer Cláudio da Luz. “Foi muito interessante ouvir algumas passagens. Isso nos faz alimentar a vontade de continuar na busca de melhorias nos tempos modernos.Vejo que meus desafios são ainda maiores, pois o esporte é para sempre. As vivências, aprendizagens, amizades, crescimento são para qualquer situação, porque o esporte bem praticado é fonte saudável”.
E completa: “Me considero com grande responsabilidade estar como presidente desta Federação (2016/2020). Iniciamos o mandato com muita dificuldade, situações específicas, rotinas por ajustar. Eram e ainda são muitos os desafios e batalhas, quase que diários, e que envolvem pessoas, equipes, atletas, comissões, objetivos, planos, sonhos, tudo com disciplinas, regras, respeito ao próximo. Mas tudo isso são experiências que se somam às que adquiri nos meus 50 anos de idade, com muita luta e persistência que mantemos em nossos trabalhos corriqueiramente”.
Finais
Quanto aos jogos da Taça Brasília de Futsal, o presidente Paulo Bulhões enaltece a lisura das partidas. “Tivemos excelentes jogos de semifinais e finais, disputados com muita garra dentro de quadra. Esse cenário tem abrilhantado a modalidade, independentemente do vencedor no placar”.
Segundo Bulhões, o importante é dar continuidade aos bons trabalhos. “Todos buscam por vitórias, mas os sonhos no esporte, acredito eu, tais quais o caminho que o ilustre Cláudio da Luz trilhou por alguns longos anos, isso se perpetuará e estará registrado na história da Febrasa”.
Para fechar, o presidente enaltece o trabalho dos amantes da modalidade: “Parabenizo todos: minha diretoria, os atletas de todas as categorias, as comissões técnicas, dirigentes, torcedores, todos que amam o esporte, igualmente a mim e ao Sr. Ilustre e professor Claudio da Luz”, comenta o atual presidente da Febrasa.
A Taça Brasília de Futsal é organizada pela Federação Brasiliense de Futebol de Salão (Febrasa), única entidade filiada à Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS).
A competição tem o apoio da Luart Calçados, Dom Badu Pizzaria, Fokkus Trade Hospitalar, Fokkus Gestão Esportiva, Rádio DF FM, 107 Burger e Viver Sports.