Fonte: Secretaria de Esporte e Lazer do DF
O Prêmio Paralímpicos 2019, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, destacou o nadador brasiliense Wendell Belarmino Pereira como o atleta revelação do ano. Não é para menos. Em sua primeira participação nos Jogos Parapan-Americanos de Lima e no Mundial Paralímpico de Londres, ele garantiu, respectivamente, seis (quatro ouros e duas pratas) e três medalhas (um ouro, uma prata e um bronze), além de quebrar vários recordes.
O atleta é beneficiado por duas iniciativas da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL): o Bolsa Atleta Internacional e o Compete Brasília. Wendell viajou pelo Compete Brasília, neste ano, para São Paulo em duas oportunidades, quando participou do Open Brasil Loterias Caixa e do Campeonato Brasileiro Paralímpico Loterias Caixa. Em Fortaleza, ele disputou o XI Meeting Cearense de Paranatação.
“Consegui baixar todos os meus tempos durante o ano. Consegui bater quatro recordes Parapan-Americanos, ser campeão mundial nos 50m livre, entre outras conquistas. Estou bem feliz com os resultados. Não comecei do jeito que eu queria, mas estou terminando o ano melhor do que eu esperava. Mudei de classe logo no primeiro semestre e passei por um período de adaptação”, destaca o nadador de 21 anos, de Sobradinho.
A 9ª edição do Prêmio Paralímpicos aconteceu em 17 de dezembro, em São Paulo, e premiou os atletas de destaques de 24 modalidades. Foram anunciados os vencedores dos melhores do ano por gênero, o atleta revelação, os melhores técnicos de modalidades individuais e coletivas, o Clube Caixa e o Atleta da Galera (voto popular). A iniciativa encerra o calendário do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).