A DF 459 finalmente foi inaugurada encurtando em 12 quilômetros a distância entre Samambaia e Ceilândia. O dia 22 de junho de 2012 fica marcado pelo encontro das duas populações, na ponte sobre o rio Melchior. O governador Agnelo Queiroz, o vice Tadeu Filippelli, os administradores Risomar Carvalho (Samambaia) e Ari Almeida (Ceilândia), estiveram no ato inaugural.
“Essa obra foi decidida pelos delegados do Orçamento Participativo de Samambaia e Ceilândia, em uma plenária, em 1998, último ano de mandato do governador Cristóvão. Era para começar a construir em 1999, mas só começou em 2008. Parabéns ao GDF e a todos nós que agora, depois de 14 anos, inauguramos essa obra tão importante para a região”, comemora o administrador de Samambaia, Risomar Carvalho.
“Convém lembrar que a DF-459 corta a Área de Relevante Interesse Ecológico Juscelino Kubistchek – ARIE JK, esse vale natural entre Samambaia, Ceilândia, Taguatinga e Brazlândia, onde existem parques e chácaras, com flora e fauna do cerrado e importantes afluentes da Bacia do Descoberto, que fornece água para 60% da população do Distrito Federal. Logo o GDF deve anunciar investimentos na preservação e uso adequado dessa área”, antecipa o deputado distrital Wasny de Roure.
Texto de Élton Skartazini, da Ascom de Samambaia.
Administração do Cruzeiro está dando novo visual à cidade
Várias ações da Administração Regional do Cruzeiro estão beneficiando os moradores da cidade. No fim de maio, veículos abandonados foram tirados dos estacionamentos de blocos residencais e comerciais, o que apresentava grandes transtornos para a comunidade.
No mês de junho, limpeza de áreas comuns, podas de árvores e a promessa de revitalização da Avenida das Mangueiras, via que fica entre o Cruzeiro Novo e Velho. No local será construído um calçadão e também ganhará a instalação de um moderno sistema de iluminação. A população comemora.