Cruzeiro, na categoria veterano, e 31 Sport, na categoria principal, chegaram ao título após cobranças de penalidades máximas
Augusto Fernandes
Especial para o Viver Sports
As categorias veterano e principal do Gamadão 2017, torneio organizado pela Liga de Inclusão Social e Esportes do Gama (Liseg), conheceram seus campeões no último domingo (19). Após duas finais bastante acirradas, ambas as partidas foram definidas somente após cobranças de pênaltis.
Pela categoria veterano, Cruzeiro e Gaminha empataram por 1 a 1 no tempo normal, e o Cruzeiro saiu vencedor após vencer por 5 a 4 nos pênaltis. Já na categoria principal, Setor Sul e 31 Sport ficaram no zero no tempo normal. Nas penalidades máximas, brilhou a estrela do goleiro Douglas, que defendeu três cobranças do Setor Sul, e ajudou o 31 Sport a conquistar seu primeiro título.
Veterano
Cruzeiro e Gaminha, donos das melhores campanhas do torneio, fizeram o primeiro jogo do dia. Durante a fase de classificação, o Cruzeiro venceu por o Gaminha por 8 a 3. A finalíssima, contudo, foi completamente diferente.
No primeiro tempo, o Gaminha tomou conta da partida, e chegou ao gol com Cristiano: o goleiro Ricardo cobrou falta da sua área, e a bola viajou até o campo de ataque. A zaga do Cruzeiro não afastou, e Cristiano ficou frente à frente com Francisco Junio. O atacante do Gaminha driblou o goleiro adversário e mandou para o fundo das redes.
Após o gol, a equipe teve mais chances para aumentar a vantagem. Em jogada pela esquerda, Wesclei Veras tabelou com Cristiano, e cruzou para Pezão. Totalmente livre, o centroavante do Gaminha cabeceou por cima do gol. Depois, em novo cruzamento da esquerda, Pezão desviou para o meio da área, mas ninguém do Gaminha apareceu para completar a jogada.
Pelo lado do Cruzeiro, apenas Adriano e Tamiro ameaçaram a meta do goleiro Ricardo. As finalizações dos atletas, contudo, foram para fora.
Na segunda etapa, o Cruzeiro equilibrou a partida, e quase empatou o marcador com Daniel, que obrigou o goleiro Ricardo a espalmar para escanteio após cruzar a bola direto para o gol. No lance seguinte, o Cruzeiro teve um tiro livre indireto dentro da área. Porém, Alan Patrick desperdiçou a cobrança ao chutar para fora.
Do outro lado, o Gaminha quase chegou ao segundo gol. Pezão cobrou falta próxima ao meio do campo, e acertou o travessão do goleiro Francisco Junio.
Com menos de 10 minutos para o fim do jogo, o Cruzeiro continuou pressionando. Tamiro, em cobrança de falta, e William, de cabeça, tentaram, mas não conseguiram igualar o marcador. A pressão, contudo, surtiu efeito. José Ricarte, em nova cobrança de falta, acertou o ângulo de Ricardo, e fez um golaço para levar o jogo para os pênaltis.
Nas penalidades, o Gaminha começou batendo. Cassio, Edilson e Wescley Bispo acertaram os três primeiros chutes. Na quarta cobrança, José Roberto chutou para fora. Pezão ainda converteu a última cobrança. Por sua vez, o Cruzeiro acertou todas as suas penalidades (Alan Patrick, Tamiro, Daniel, José Ricarte e Thomas foram os batedores), e sagrou-se o campeão.
Principal
A final da categoria principal tinha de lado o Setor Sul, 12 vezes campeão do Gamadão, e do outro o 31 Sport, que ainda não havia conquistado o torneio.
Durante a etapa inicial, o 31 Sport dominou a partida. Alanzinho foi o jogador mais perigoso, e ameaçou a meta do goleiro Wescley por três vezes. Quem também ficou perto de fazer um gol para o 31 Sport foi Francimario. Após cobrança de escanteio, o atleta finalizou e a bola saiu tirando tinta da trave. O Setor Sul teve apenas uma chance. Em contra-ataque, Maranhão driblou dois marcadores e finalizou forte. Douglas, seguro, defendeu o chute do jogador adversário.
O primeiro tempo ficou marcado por confusões. Após entradas fortes de jogadores de ambas as equipes, o jogo ficou parado por alguns minutos. As discussões continuaram assim que o jogo foi para o intervalo, mas os atletas conseguiram acalmar os ânimos.
Após o intervalo, o jogo melhorou. Ambas as equipes tiveram chances de gols. Pelo 31 Sport, Ivanildo fez passe para Weberthy, que chutou de bico, e a bola passou a poucos metros da trave. Já pelo Setor Sul, Moreira ficou próximo de abrir o placar após cobrança de falta. O chute do atleta desviou em Iron, capitão do 31 Sport, e passou perto do travessão de Douglas.
No último minuto do jogo, um lance polêmico gerou revolta nos atletas do Setor Sul. PC foi lançado, e ficou sozinho com o goleiro Douglas. O atleta do Setor Sul foi mais rápido, e driblou o arqueiro adversário, que derrubou PC, fora da área. Todos os jogadores do Setor Sul pediram a expulsão de Douglas. Porém, o goleiro recebeu apenas cartão amarelo. Na cobrança da falta, a bola bateu na barreira.
Com o empate, o jogo foi para os pênaltis. Cleitinho bateu o primeiro para o 31 Sport e converteu. Na sequência, Douglas defendeu o pênalti de PC. A segunda cobrança do 31 Sport foi efetuada por Weverton, que parou no goleiro Wescley. Depois, Moreira cobrou para o Setor Sul, e empatou a disputa.
O 31 Sport voltou a ficar em vantagem após Alanzinho converter sua cobrança, e Douglas defender o chute de Davi. Porém, Ivanildo desperdiçou a quarta penalidade do 31 Sport ao chutar na trave, e Kel deixou tudo igual mais uma vez: 2 a 2.
Ambos os times acertaram os dois pênaltis seguintes: Lourant e Weberthy para o 31 Sport, e Kaka e Toé para o Setor Sul. Depois, Bruno de Jesus converteu a sétima cobrança do 31 Sport, enquanto Douglas fechou o gol pela terceira vez, defendendo o chute de Maurício, e o 31 Sport ficou com o título do Gamadão pela primeira vez na sua história.