Pela primeira vez, o evento ocorrerá no Brasil e reunirá mais de 1,5 mil atletas, comitivas e técnicos na Capital Federal
Brasília receberá, entre os dias 13 e 15 deste mês, pela primeira vez na história, o Campeonato Mundial Sênior Masculino de Fisiculturismo (IFBB). Depois de quase 70 anos, é a segunda vez que o evento é realizado na América do Sul, e a primeira vez que vem ao Brasil.
Em reunião realizada nesta terça-feira (4), as secretarias de Turismo e Projetos Especiais e de Esporte do Distrito Federal se reuniram com representantes da Federação Brasiliense de Fisiculturismo e Musculação (Febrafim) para acertar os detalhes finais do evento, que acontecerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Entre os pontos destacados na reunião estão o receptivo dos atletas na cidade, a organização e logística do espaço.
Os competidores deverão desembarcar na cidade no começo da próxima semana. O evento conta com o apoio da Confederação Brasileira de Musculação, Fisiculturismo e Fitness, do Governo do Distrito Federal e do Ministério do Esporte.
“A expectativa é de que a união dos nossos esforços resulte em um evento fantástico. Temos trabalhado muito para isso”, destacou a presidente da Federação Brasiliense de Fisiculturismo, Patrícia Helena.
A escolha de Brasília para sediar esta edição foi anunciada em novembro de 2013, na cidade de Marrakesh – Marrocos. A Capital Federal concorreu com Camberra (Austrália) e Santa Susanna (Espanha).
“Brasília tem a estrutura adequada para realizar bem um evento como este. O Centro de Convenções, por exemplo, está próximo aos Setores Hoteleiros, o aeroporto dispõe de acesso fácil ao Eixo Monumental. Estamos à disposição para bem acolher os atletas de todas as partes”, destacou o secretário de Turismo e Projetos Especiais, Luis Otávio Neves.
A expectativa é que os atletas, treinadores e comitivas somem mais de 1,5 mil atletas de mais de 39 países nesta edição. O evento gerará impacto econômico de R$4,9 milhões, considerando apenas os gastos médios do turista de evento.
“Cada cidade tem suas características próprias, a Capital Federal agrega fatores importantes para o atleta. No ano passado, Brasília sediou a Gymnasiade- Jogos Mundiais Escolares e reuniu mais de 1,7 mil atletas de mais de 35 países.”, disse o secretário de Esporte, Célio René.
O campeonato será para a categoria principal do fisiculturismo masculino e dividida em nove categorias de peso.
Fisiculturismo Sênior – Os atletas dessa modalidade treinam para desenvolver todas as partes corporais e os músculos ao tamanho máximo, com equilíbrio e harmonia.
Para o feito, deve seguir um ciclo de treinamento especial antes das competições e reduzir o percentual de gordura corporal ao nível mais baixo possível. Os atletas que apresentarem mais detalhes musculares são melhores classificados nos campeonatos.
Mais informações: http://ifbbbrasil.com.br/confederacao.
Serviço
Campeonato Mundial de Fisiculturismo Sênior Masculino
Centro de Convenções Ulysses Guimarães
De 13 a 15 de novembro