Time pernambucano é o primeiro a confirmar o acesso na Série C de 2026 e vive o segundo acesso seguido
O Santa Cruz vai voltar à Série B do Campeonato Brasileiro depois de dez anos. No sábado (3), diante de uma Arena Pernambuco lotada, o Santinha empatou com o Maringá por 1 a 1 e garantiu matematicamente o acesso à segunda divisão em 2027.
O resultado foi sofrido. Com 11 pontos no grupo B da fase final da Série C, o Santa Cruz abriu vantagem sobre o Maringá, que tem 8, e o Floresta, com 5, e se tornou o primeiro time a confirmar o acesso na terceira divisão em 2026. É o segundo acesso consecutivo da Cobra Coral, vice-campeã da Série D em 2025, quando o Barra, de Santa Catarina, ficou com o título.
O público de 45,5 mil pessoas igualou o recorde da Arena Pernambuco, registrado outras duas vezes, uma delas na final da Série D no ano passado. Depois de vencer as três primeiras partidas do grupo, o time havia empatado com o Floresta na rodada anterior e adiado a festa.
O jogo começou da pior forma possível. Aos 20 segundos, Eurico errou na saída de bola, o Maringá roubou e Adeilson Maranhão acertou o ângulo esquerdo do goleiro Thiago Coelho. Com o placar adverso, a torcida precisou acompanhar também o outro jogo da chave, entre Floresta e Botafogo-PB, já eliminado.
O alívio veio aos 5 minutos do segundo tempo. Everaldo cruzou e Pedro Favela, de cabeça, empatou para o Santa Cruz. Mesmo com o Floresta vencendo parcialmente, o acesso já estava encaminhado, e a euforia ficou completa quando o Botafogo-PB igualou o outro jogo na reta final.
Na Série B de 2027, o Santa Cruz deve reencontrar os dois principais rivais locais. Com sete rodadas para o fim da competição, o Sport ocupa a 9ª colocação e o Náutico está em 13º.
Foto: © Paulo Paiva/FPF | Fonte: Agência Brasil



















