O ex-jogador do Fluminense Washington Cerqueira está em Brasília. O objetivo é visitar as escolinhas de futebol de base do Fluminense – são sete ao todo – e participar da inauguração da oitava, no Setor de Clubes Sul, no Clube dos Oficiais da Polícia Militar.
Na segunda-feira (28), a rotina de visitas começou às 10h30, na unidade do Recanto das Emas. À tarde, o ídolo tricolor esteve no CCTAB, local que receberá a nona escolinha do Fluminense, prevista para agosto.
A garotada da Escola Classe Ipê, Riacho Fundo II, que faz atividades esportivas no CCTAB, fez uma verdadeira festa com a chegada do atleta. Simpático e paciente, Washington respondeu a várias perguntas dos pequenos. Também recebeu um pedido: “Você podia ensinar todo mundo aqui a jogar futebol direito”, solicitou um dos alunos.
Ele se emocionou com a receptividade das crianças. “É muito bacana tudo isso. Criança é muito sincera e vê-los olhar pra gente com certo encanto, como se estar perto da gente fosse um sonho, é gratificante”, diz o ídolo.
O “Coração Valente” diz que tem a intenção de vir mais vezes a Brasília, observar os atletas das escolinhas do Fluminense e tantos outros que existem na cidade. “Brasília é um celeiro de craques e vou me programar para assistir mais de perto a esses atletas que sonham em viver do futebol”, planeja Washington.
Satisfeito com o que viu, o ídolo tricolor deixa uma mensagem aos jovens da capital federal. “Independentemente da área, é preciso acreditar no sonho de vocês. Mesmo com as dificuldades, é possível vencer. Sabemos que muitos não têm oportunidades, mas é necessário ter esperança”.
Antes de seguir a programação, Washington distribuiu autógrafos aos alunos. Em seguida, seguiu rumo às escolas de Planaltina e Grande Colorado. À noite, está na pauta a visita à unidade da EPTG.
Na terça-feira (29), o ex-atleta participa da inauguração de mais uma, no Clube dos Oficiais da Polícia Milita, às 9h. Na agenda, das 11h às 12h, visita à unidade de Águas Lindas-GO; das 15h às 17h30, os alunos da Portuguesa terão a presença do ídolo; e, das 18h às 20h, visita à loja Só Tricolor (noite de autógrafos).
Escolinhas do Fluminense
Os responsáveis pelas escolinhas de futebol do Fluminense no DF, Paulo Araújo e Renato, falaram sobre a satisfação de poder contar com uma figura como Washington na inauguração de mais uma unidade. “Pra gente é muito emocionante estar perto dele e poder conversar. Imagina para as crianças. Ver a alegria delas é muito bom. Impagável”, diz Paulo.
Renato conta que a intenção é sempre trazer pessoas que fizeram nome no Fluminense para mostrar aos atletas mirins que é possível vencer. Segundo ele, essa é uma iniciativa inédita e tem certeza que será um sucesso sempre.
As escolinhas do Fluminense no Distrito Federal atendem ao todo 800 alunos. Mais de oitenta são atendidos por bolsas. “Nosso objetivo não é dar bolsas para quem sabe jogar futebol, mas para quem de fato precisa”, informa Paulo.
Na terça-feira, será inaugurada a oitava escolinha do Fluminense no Distrito Federal. A previsão é que a nona venha até agosto, no Clube dos Cabos e Taifeiros da Aeronáutica (CCTAB).
[nggallery id=94]