
Finalistas disputarão título nos dias 20 e 21, durante programação de aniversário de Brasília, na Esplanada dos Ministérios
Domingo (14), Ceilândia recebeu a primeira etapa do Campeonato de Basquete de Rua, na praça do cidadão. Essa é a 7ª edição do evento, organizado pela Central Única das Favelas-DF (Cufa-DF), que tem como objetivo a promoção de lazer por meio das expressões da cultura urbana que se fazem presentes no basquete de rua.
A etapa contou com a participação de oito equipes (Filadelphia x Dream Team; Made Gang x Trip ti Laska; Halem Shake P Sul x Black and Write; Knight x USS; D’ Ruas x Abasc; Tagua Basket x Os Penetras; South Park x Tubarões e Orion x Street Comedy). Quatro se classificaram para os a final, que será realizada no próximo fim de semana, na Esplanada dos Ministérios, durante programação do aniversário de 53 anos de Brasília.
Filadélfia, Halem Shake P Sul, Taguabasket e Tubarões farão os jogos decisivos do fim de semana. Muitos espectadores acompanharam de perto o evento, como o estudante Marcelo Silva, 19 anos. “Foi o melhor esporte de rua que já presenciei. Essa é a primeira vez que assisto ao vivo. Ano passado, vi apenas pela televisão, mas, hoje, foi emocionante. Adorei”, comemora.
Para o coordenador geral da Cufa-DF, Max Maciel, o basquete de rua, diferencia do tradicional “porque conta com músicas, pessoas de diversas idades, desde as crianças aos mais velhos, um encontro de famílias e muita diversão. É emocionante demais”, conta. Além dos jogos, a população pôde conferir bem de pertinho as atividades de break, hip hop, Dj’s e outras atividades.
O campeonato teve o patrocínio do Banco de Brasília (BRB), com apoio do Instituto Sabin, Água Mineral Itiquira, Administração de Ceilândia, Coordenadoria da Juventude, Secretaria de Cultura e Secretaria de Esporte.