Visita técnica avalia candidatura de Brasília aos Jogos da Juventude 2025

0
50
A candidatura de Brasília a sede dos Jogos da Juventude 2025 foi discutida por secretários do GDF com representantes do Comitê Olímpico do Brasil (COB)

Resultado da proposta será oficializado pelo Comitê Olímpico do Brasil até a abertura dos Jogos da Juventude desse ano

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF), reforça a candidatura de Brasília como sede dos Jogos da Juventude 2025. O diretor de Desenvolvimento Esportivo do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Kenji Saito, e o gerente de Esporte e Juventude, Daniel Santiago, realizaram visita técnica na cidade com o objetivo de avaliar os espaços indicados pela pasta para receber as competições.

Os representantes foram recebidos pelo secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro, que também se reuniu com o secretário de Turismo, Cristiano Araújo, e com a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá. Durante os encontros, foram discutidas diversas tratativas em relação à candidatura da capital para sediar os jogos.

“Foi com muita alegria em que recebemos os representantes do COB aqui na cidade. Isso demonstra que estamos no caminho certo para mantermos a candidatura de Brasília aos Jogos da Juventude 2025”, declara Ribeiro. “Este é o tipo de evento que gera grandes resultados para cidade, como o fomento da economia e a geração de emprego e renda. Quando uma cidade sedia um evento desse porte, quem ganha é o governo como um todo e a própria população”, conclui.

Os Jogos da Juventude envolvem mais de 6 mil pessoas em um período de 15 dias de evento. Um dos pilares para a definição da sede é a capacidade hoteleira da cidade, que precisa ser estruturada para comportar um evento dessa magnitude. “Brasília está pronta para receber grandes acontecimentos esportivos nacionais e internacionais. Temos uma rede hoteleira com mais de 30 mil leitos, um aeroporto com conexões para todos os estados, o terceiro polo gastronômico do país, além de áreas adequadas para a prática esportiva, como o Lago Paranoá e o Parque da Cidade, considerado o maior parque urbano da América Latina, entre outros. Em Brasília, respiramos esporte”, disse o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.

Em 15 de abril, o GDF, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, formalizou a candidatura da capital para sediar o evento. Tombada como patrimônio cultural da humanidade, Brasília oferece boas rotas turísticas e um museu a céu aberto, além de ser composta por uma vasta rede hoteleira e dispor do maior parque urbano do país – o Parque da Cidade – e da segunda maior malha cicloviária entre as unidades da Federação: são 633,496 km, atrás apenas de São Paulo.

Brasília já recebeu três edições dos Jogos da Juventude. Uma das diretrizes do COB para a organização do evento é oficializar a cidade sede com dois anos de antecedência. Este ano, os jogos serão realizados em Ribeirão Preto (SP) e, em 2024, é a vez de Blumenau (SC) sediar as competições.

“Recebemos com muita alegria o interesse de Brasília ser sede mais uma vez em 2025. A cada ano que passa queremos realizar uma edição melhor e não será diferente nos próximos anos. Ribeirão 2023 e Blumenau 2024 têm um grande desafio pela frente e eu não tenho dúvidas que a definição com antecedência da sede de 2025 proporcionará tempo suficiente para o planejamento de um evento de excelência”, afirma o diretor de Desenvolvimento Esportivo do Comitê Olímpico do Brasil, Kenji Saito. O resultado da candidatura será oficializado pelo COB até a abertura dos Jogos da Juventude desse ano, em outubro, em Ribeirão Preto. (Com informações da SEL-DF)

Artigo anteriorParque da Cidade Sarah Kubitschek vai ganhar um playground inclusivo
Próximo artigoCBF aciona Fifa após racismo contra Robert Renan no Mundial Sub-20
Viver Sports
A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site