Brasília recebe torneio internacional de Tênis em Cadeira de Rodas

0
1

Jogos serão classificatórios para as Paralímpiadas de Paris em 2024

Com o apoio das Secretarias de Esporte e Lazer e da Pessoa com Deficiência, Brasília será palco do Wheelchair Tennis – Brasília Open, torneio internacional de tênis em cadeira de rodas, que ocorrerá de 26 a 29 de outubro de 2023, no SESC de Taguatinga Sul e no Clube das Nações. O torneio é classificatório e tem como objetivo o ranking para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O apoio ao evento é o primeiro resultado da implementação do Programa de Esporte Inclusivo, parceria firmada entre as pastas que visa fomentar o paradesporto e o esporte inclusivo no DF.

Dos dias 26 a 28 os jogos são classificatórios e serão realizados das 08h às 19h, em ambos os locais. Já no dia 29, as partidas finais ocorrerão das 09h às 11h, no SESC – Taguatinga Sul. As categorias em disputa são masculino simples, masculino duplas, feminino simples, feminino duplas, quad simples, quad duplas e júnior.

A Secretaria de Esporte e Lazer tem trabalhado para intensificar a valorização do paradesporto no DF. O secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro, afirma que a pasta tem se dedicado a criar ações e programas para potencializar as políticas públicas voltadas ao esporte adaptado no DF. “Esse aumento expressivo de eventos envolvendo o esporte adaptado, nos mostra que estamos no caminho correto ao traçar estratégias para cumprir o nosso plano de trabalho. A vinda do Wheelchair Tennis para Brasília, é mais um grande e importante evento esportivo que demonstra o quanto estamos engajados com nessa pauta”, destaca.

A competição contará com a participação de cerca de 64 atletas com deficiência, do Brasil e de outros países. Os atletas brasileiros são provenientes do Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Tocantins. Já os atletas internacionais vêm da França, Colômbia, Argentina, Chile e Equador.

Na avaliação do secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos, as modalidades paralímpicas, como tênis em cadeira de rodas, elevam a pessoa com deficiência a um outro patamar e que podem ir além e estar no mesmo nível que qualquer outra pessoa dentro de diversas áreas, principalmente no esporte, onde todos são iguais.

“Como atleta e gestor na área esportiva, vejo que o esporte é um instrumento de transformação, porque ensina não apenas regras, mas também princípios, como respeito, trabalho em equipe, ensina a não desistir, a perseverar, a buscar sempre melhorar, se desenvolver para que se possa alcançar a vitória. Assim como na vida, o esporte mostra que o jogo só acaba no último apito, no último segundo e no último ponto, e assim é a vida, não devemos desistir”, disse.

BRASÍLIA OPEN
O tênis em cadeira de rodas é uma modalidade consolidada do movimento paralímpico, presente em diversos países e com grande expressão nos maiores campeonatos de tênis do mundo.

A capital federal é um importante cenário para a modalidade, com atletas e treinadores que representam o país em Mundiais, Jogos Paralímpicos, entre outros, além de já ter sediado um Campeonato Mundial e diversas etapas do circuito internacional nos últimos anos.

Artigo anteriorAdef-DF e Unip-DF fazem história ao conquistar ouro inédito no Jubs 2023
Próximo artigoConvocados 71 estudantes do DF para Paralimpíadas Escolares 2023
Viver Sports
A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site