Há alguns dias, tive o prazer de fazer a cobertura do 11º Batizado do Projeto 100% Capoeira, do meu amigo Josimar, o mestre Ratinho. Cheguei ao local do evento e me espantei com o público presente. O ginásio do Cruzeiro estava lotado.
Fiquei emocionada de ver o reconhecimento do trabalho desse cidadão, que pouco pede e tanto faz com sua capoeira. Em seu grupo, pessoas de várias idades, com o sorriso estampado no rosto, quase que dizendo: “aqui, nós somos felizes”.
Aliás, sempre que tenho o privilégio de encontrar o pessoal do Projeto 100% Capoeira, em especial, meu amigo Ratinho, saio do encontro com a alma leve, com o coração brando e com a certeza de que quando se faz algo com amor, não tem como não ser feliz.
Essa felicidade estava toda, mas toda ela, estampada nos rostos dos alunos, mestres, contra-mestres, professores, familiares e todos os outros convidados que assistiram ao evento.
Evento este, inclusive, que mexeu com o público de uma forma tão emocionante, que jamais esquecerei. Um jovem casal encenou uma linda apresentação romântica usando a capoeira. As crianças falavam ao meu ouvido com muita propriedade: “Você sabia que eles são namorados?” Outro olhava e dizia: “É, eles se amam. São lindos”.
Achei tão lindo, tão puro e tão verdadeiro o que os jovens estavam passando para a plateia, que posso afirmar com toda a certeza: esse casal inspira muitos outros.
Outro ponto alto ocorreu na encenação da puxada de rede. Os atores, o cenário, Iemanjá, interpretada pela contra-mestre Juliana Loiola, esposa de Ratinho. Tudo muito lindo!
Poderia ficar horas, escrevendo várias páginas para registrar o quanto foi lindo o batizado do grupo. O espaço está acabando, então, quero fazer uma homenagem ao meu amigo mestre Ratinho, que há muitos anos tem ações maravilhosas na comunidade por meio da capoeira. Seu trabalho é de muita importância para todos que o cercam. Sinto-me privilegiada por conhecer sua luta. Você é um cara que só planta o bem e sendo assim, não tem como as coisas não darem certo. Parabéns, pela pessoa que é, pelo família que constituiu e pelo símbolo que se tornou para todos nós. Você é um vencedor!
Quem ainda não conhece o trabalho do Projeto 100% Capoeira, dê uma passada no Ginásio Poliesportivo do Cruzeiro. As aulas são ministradas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 10h; 15h às 16h; das 19h às 20 (treino); e das 20h às 21h (roda). Tem turmas femininas e masculinas e especiais para iniciantes, além de atender crianças a partir dos 5 anos de idade. Vale muito a pena!