Cidades

Caminhada em incentivo a doação de órgãos

Abertura da Semana Nacional de Doação de Órgãos
Abertura da Semana Nacional de Doação de Órgãos

Os moradores do DF participaram, domingo (22), de uma caminha de 4 km, no Parque da Cidade, para conscientizar sobre a importância da doação de órgãos. A atividade – promovida pela Secretaria de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde – inicia a Semana Nacional de Doação de Órgãos.

“O Distrito Federal atingiu o primeiro lugar em doações no país, 30 (doações) por milhão de habitantes”, comemorou a coordenadora da Central de Captação de Órgãos da Secretaria de Saúde do DF, Daniela Salomão.

Segundo ela, o número foi atingido graças à conscientização da população, às medidas para manutenção dos pacientes com morte cerebral, e, ainda, à melhoria na comunicação de potenciais doadores atendidos nos serviços de emergência e UTI.

Entre os participantes da caminhada, estava a locutora de rádio, Gabriela Gonçalves, que está na fila de transplantes. “Eu, como paciente renal crônica, tenho todo interesse em ver o número de doações aumentar, por isso, estou aqui”, disse.

BALANÇO – A doação de órgãos no DF aumentou 40% no primeiro semestre deste ano, comparado com o mesmo período de 2012. De janeiro e julho deste ano, foram captados 42 órgãos, enquanto nos mesmos meses do ano passado, foram 25.

Em 2012, foram feitos 576 transplantes na capital federal e, apenas nos seis primeiros meses ano deste ano, foram realizados 289 procedimentos. A expectativa da Secretaria de Saúde é ultrapassar os números do ano passado.

Dos 289 transplantes registrados no primeiro semestre deste ano, 184 foram de córnea, 64 de rim, 24 de fígado, 17 de coração e quatro de medula.

Os transplantes de fígado e de coração são feitos no Instituto de Cardiologia do DF, que mantém parceria com a Secretaria de Saúde. Já os procedimentos de rim são feitos pelo Hospital de Base, pelo Hospital Universitário de Brasília e pelas clínicas particulares conveniadas, que também fazem transplantes de córnea.

 

PROGRAMAÇÃO – Ao longo da semana, serão realizadas ações educativas para lembrar o Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado 27 de setembro.

Estão previstas distribuições de folhetos educativos em tendas nas proximidades da Administração do Parque da Cidade e uma solenidade no dia 24, no auditório da Fio Cruz, na Asa Norte. Fonte: Agência Brasília

 

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close