Atletas do Rio Grande do Sul e São Paulo foram os vencedores da XIII Travessia Nacional de Brasília, campeonato brasileiro de natação realizado domingo (18) no Lago Paranoá, com a participação de 147 competidores.
“Essa é a 6ª etapa do campeonato brasileiro, e Brasília como sempre bate recorde em número de inscrições, mesmo com atletas precisando vir de outro estado”, afirmou a presidente da Federação de Desportos Aquáticos do DF, Magda Machado.
Samuel de Bona veio de Campo Alegre (RS) e ficou em primeiro lugar na competição, categoria masculina, e vai levar para casa troféu, medalha e um prêmio de R$1,2 mil.
“Estava confiante de fazer uma boa prova, e apesar de puxado, a gente luta pra chegar a esse ponto”, comentou.
Para o administrador regional do Lago Sul, Wander Azevedo, a competição mostra o potencial do Lago Paranoá para receber eventos nacionais.
“Esse é o tipo de ocasião que a Administração Regional e o GDF tem dado todo suporte para trazer aqui, porque mostra como o Lago Paranoá é próprio para esportes”, disse Azevedo.
A competição teve sua largada na Ermida Dom Bosco, e foi dividida em três provas: a 6ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas (prova de 2,5Km); o Campeonato Brasiliense de Maratonas Aquáticas 2013 (de 2,4Km); e a Travessia de Brasília (prova de 300m).
O campeonato teve apoio da Secretaria de Esporte e é realizado pela Federação de Desportos Aquáticos do Distrito Federal junto com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.
Vencedores da 6ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas
Categoria masculina:
1º colocado: Samuel de Bona
2º colocado: Victor Simões
3º colocado: Lucas Cortini Oliveira
Categoria feminina:
1º colocada: Ana Marcela de Jesus
2º colocada: Betina Lorsheitter
3º colocada: Gabriela Cordeiro
Fonte: Agência Brasília