Brasiliense brilha na Irlanda

0
34
RafaelRodriguesDestaque nas quadras do DF, Rafael Rodrigues, 20 anos, mostra seu talento em terras europeias

Com passagens por alguns times do Distrito Federal, Rafael Medeiros Rodrigues, 20 anos, vive o melhor momento de sua vida profissional. O jogador, que atuou nas equipes de futsal da Apcef (2003-2005), Ajax (2005-2010), Fut’Art (2009) e Peixe/Mazza (2009-2013), está brilhando no Eden Futsal, na Irlanda.

Há anos, Rafael trabalha para realizar o sonho de ser um jogador profissional de futsal. Sua caminhada começou na Apcef-DF, time que atuou por  quase três anos. De lá, foi para o Ajax onde, segundo ele, começou sua formação. “Com o incentivo do Alessandro “Seco”, decidi que gostaria de me tornar um jogador de futsal”, conta Rafa.

A determinação rendeu bons resultados. Em 2009, o fixo participou do Campeonato Brasiliense pela equipe Fut’Art, quando conquistou o vice-campeonato da categoria Sub-20. Em seguida, atuou no time do Colégio Nossa Senhora de Fátima, sagrando-se campeão pelo Campeonato da Federação Escolar (JEDF) e também faturou o mundial da Fisec, em 2010, em Tours, na França.

A profissionalização veio antes da maioridade, quando se transferiu para o Peixe/Mazza. “Comecei como profissional aos 16 anos, no Peixe/Mazza. Com a equipe, fui campeão da Taça Brasil Primeira Divisão (Sub-20); campeão da Taça Brasil Segunda Divisão (Adulto); campeão da Taça Brasil Primeira Divisão (Adulto); e campeão do Brasiliense, em 2009, 2011 e 2012)”, lembra Rafael.

Com os títulos, logo veio a oportunidade de se transferir para um time maior. “Luciano ‘Mistura’, hoje, auxiliar técnico do Green Team, foi quem me indicou. Este ano, já conquistamos a Emerald League e FAI Cup, no último, fui consagrado o melhor do torneio e ainda conquistamos a qualificação para disputar a preliminar da UEFA”, afirma Rafael.

A adaptação no país, segundo Rafael, está muito boa. Ele conta que não teve dificuldade. “Já tinha feito uma viagem rápida pela Europa, para disputar o Mundial da Fisec, também já havia estudado inglês, quando morava em Brasília, não foi difícil. A cultura da Irlanda é bem interessante. Onde moro (Dublin) há vários intercambistas das américas. Como a diversidade é muito grande, a gente acaba aprendendo um pouco de cada lugar”.

Caminho para o sucesso

Embora muitos saibam que alcançar o sucesso no futebol é uma caminhada cheia de barreiras, para Rafael Rodrigues, o apoio dos familiares e amigos facilitou muito a escolha pela carreira. “Meus amigos e familiares ajudaram bastante, principalmente meu avô Durval Rodrigues, que sempre me acompanhou e até hoje acompanha minha carreira e sempre me incentivou”.

Aos jovens que sonham chegar ao profissional, Rafael faz questão de frisar o quanto é importante a dedicação. “Não existe triunfo sem perda. Não há vitória sem sofrimento. Insista, dedique-se e tenha foco no que você almeja”. E completa: “Sempre me dediquei muito para alcançar a melhor forma física possível. Acho que isso é um trunfo a mais que diferencia alguns jogadores”, finaliza o jovem atleta.

Confira nos links algumas atuações de Rafal Medeiros Rodrigues:

– www.youtube.com/watch?v=HVhCMZdTupk

– www.youtube.com/watch?v=Q53gh8D3gks

Artigo anteriorCães Vadios mandam na areia
Próximo artigoCruzeiro está na Primeira Divisão
Viver Sports
A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui