Parabéns Ajax pelos 24 anos!

0
9

Nesta sexta-feira (6), a escolinha de futebol Ajax está em festa! Por meio do sonho dos irmãos e idealizadores Alessandro Seco e Diego Balaio, a escolinha que nasceu na quadra 207 do Cruzeiro Novo completa hoje 24 anos de existência.

Conheça um pouco da História

Há 24 anos, o professor Alessandro Seco foi convidado pelo professor Carlos Augusto (Boca), para um amistoso contra sua equipe que se preparava para a disputa dos Jogos Escolares do Distrito Federal. Com o compromisso firmado, Seco foi pegando o gosto pelos treinamentos e decidiu junto com seu irmão Diego Balaio a criar a escolinha Ajax.

No início da trajetória a escolinha Ajax começou a ser reconhecida e ganhar títulos. O primeiro deles foi em um campeonato do colégio CIMAN, contra o time da casa. Com a escola lotada de torcedores, o Ajax acabou ganhando do CIMAN por 5 x 1 e sagrou-se campeã do torneio, após o fim da partida aconteceu uma linda carreata pela cidade do Cruzeiro num Fiat 147. A carreata terminou no Quiosque da Rosa, onde a anfitriã presenteou a equipe com 4 refrigerantes “Baré” e ainda teve um Samba com Nego Bill, artista do Cruzeiro, marcando o início do Ajax no Distrito Federal.

O Projeto foi ganhando forma e logo se estendeu até o Sudoeste, no colégio Candanguinho e também na Cidade Estrutural, com objetivo principal a dar oportunidades a crianças carentes. Além disso, várias filiais foram criadas por Brasília, entre elas no Jardim Botânico, Jardim Mangueiral e Águas Claras.

Ao longo do tempo, além de ganhar títulos, escolinha Ajax também se preocupou em trabalhar no desenvolvimento e acolhimento a crianças carentes. Um dos exemplos é o atleta e aluno Luquinhas, da Cidade Estrutural, que hoje trabalha como Instrutor do projeto e cursa Educação Física. Outro personagem de sucesso foi o Alexandre Batata, que hoje atua como Promotor de Justiça no Distrito Federal, entre outras pessoas que projeto abraçou e hoje são cidadãos do bem dentro da sociedade.

No âmbito esportivo a escolinha Ajax conta com craques do futebol espalhados em diversos lugares do país. Entre eles está o jogador Tiago Reis, que atuou pelo Goiás, Vasco e hoje atua pelo Confiança na Série “B” do campeonato brasileiro. Na base também encontram-se vários pupilos de sucesso: Lucas Caniggia (na base do Grêmio), Yan (na base do Santos) e Ageu (na base do Grêmio).

Essa formação de sucesso se dá com crianças desde quando começam a ter vontade e desejo pelo esporte. Crianças de 3 anos e até adolescentes de 17 anos fazem parte de um longo processo onde inclusão social onde a Ajax realiza com crianças de periferia.

Para o professor e idealizador do Projeto Ajax, Alessandro Seco, a inclusão e o trabalho com esses jovens é muito importante para transforma-los em pessoas de sucesso. “O grande DNA do Ajax é a formação de cidadão com a inclusão social através do esporte. Fiz um curso muito importante de Treino Social, pela Federação Alemã de Futebol, onde ao final recebi o título de Master Trainer. Essa experiência me ensinou a ter a metodologia do Treino Social, onde trabalhamos os aspectos físicos, técnicos e táticos, tendo também os aspectos sócio-emocionais, que me fez realizar a inclusão de jovens de lugares como a Octogonal, Jardim Botânico, Estrututal, Cruzeiro, colocando os atletas com os mesmos uniformes, desempenhando um papel de fazer o atleta se sentir abraçado pelo grande progeto”, concluiu Seco.

Comemorações

Em comemoração aos 24 anos, aconteceu um campeonato de pênaltis com os atletas do Cruzeiro, onde passaram por um dia bem divertido.

Ainda no cronograma de festividades, será realizado sem Setembro, em comemoração aos 3 anos da filial na Estrutural, a Copa Ajax. O evento terá um dia festivo com a presença dos atletas de todas as filiais, com alunos de 4 a 17 anos participando desta grande comemoração.

Parabéns Ajax pelos seus 24 anos!

Artigo anteriorCerimônia marca o encerramento da IX Olimpíadas de Ceilândia
Próximo artigoTaça Brasília 60 anos chega ao fim com grandes confrontos
Viver Sports
A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site